Caso conquiste o benefício, Guaíra receberá recursos do Estado na forma de equipamentos que favoreçam a sustentabilidade
Guaíra conseguiu se classificar na segunda pré-certificação do Programa Município Verde Azul (PMVA). Nesta etapa, apenas 106 dos 571 municípios inscritos conseguiram atingir a pontuação mínima, sendo que a cidade guairense ficou em 83ª, muito à frente de outras da Alta Mogiana, como por exemplo, Franca.
Ainda falta uma etapa, mas, se o município se mantiver no ranking, receberá o selo Verde Azul (PMVA), o que, além de refletir numa cidade mais agradável, trará recursos do Estado na forma de equipamentos que favoreçam a sustentabilidade.
O propósito do programa é medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização de sua agenda nos municípios. Ou seja, na esfera estadual, Guaíra será considerada uma cidade possuidora de “eficiência ambiental”. O cumprimento das metas, praticamente, concerne à Prefeitura, em curto e médio prazo.
A interlocutora do programa é a bióloga e chefe do Zoológico, Ana Paula Chaves Campos e tem como suplente o agrônomo e Chefe do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Rafael Graner Lélis que, juntos, mobilizam esforços para cumprir a diretivas: arborização urbana, educação ambiental, biodiversidade, qualidade do ar, gestão das águas, esgoto tratado, resíduo sólido, conselho ambiental, uso de solo e município sustentável.
Guaíra se destaca na biodiversidade, especialmente por ter um zoológico que serve de dispositivo de reinserção de animais na natureza. Único na região, possui inclusive referência para a cidade de Franca, que pretende instalar um zoo semelhante, uma instituição para onde são encaminhados animais silvestres resgatados, apreendidos pela Polícia Ambiental ou capturados em áreas urbanas. “Pouca gente sabe, mas o Zoológico Joaquim Garcia Franco presta este relevante serviço à toda região”, afirma Ana Paula
“A população pode ajudar Guaíra a conquistar o selo. Ações cotidianas, como não jogar detrito nas ruas, colocar o lixo no dia e de forma adequada, não fazer queimadas e plantar árvores em suas calçadas são atitudes que ajudam nossa cidade a melhorar a sua nota”, ressalta Rafael.