Com 106 óbitos em decorrência da Covid-19 na cidade, Santa Casa mostra situação de suas internações

Cidade
Guaíra, 7 de abril de 2021 - 11h10

Guaíra ultrapassou a marca de 100 mortes nesta última segunda-feira, 05, com 102 óbitos registrados em decorrência do novo coronavírus. Ontem, 06, a Santa Casa de Misericórdia, em seu boletim informativo, mostrou que já são 106 vidas ceifadas pela doença.

A entidade iniciou as publicações diárias da situação das internações para que a população saiba exatamente como está sendo prestado o serviço. 

Como a rede hospitalar regional está em colapso, a demanda de pacientes no único hospital da cidade aumentou. Não há leitos suficientes no gripário para atender o número de pessoas que chegam ao pronto socorro necessitando de atendimento com urgência. Não há leitos de UTI para que pacientes em estado grave sejam transferidos a tempo e muitos estão morrendo na fila de espera. Os profissionais de saúde estão esgotando suas forças para salvar o maior número de pessoas. Neste momento, todas as autoridades imploram para que as pessoas fiquem em casa e mantenham o distanciamento social. 

 

LEITOS DA SANTA CASA GUAÍRA

Desde o início da pandemia, havia um total de 10 leitos de enfermaria para COVID-19. Porém, no final de março deste ano, o  número ultrapassou a capacidade do hospital, chegando a registrar um total de 34 pessoas internadas no Gripário e salas de observação do Pronto Socorro.

“A rede de oxigênio medicinal abastecida pela usina de oxigênio precisou de ajuda frente à quantidade de pacientes internados utilizando o oxigênio medicinal, o que foi providenciado com a utilização de cilindros”, informa a diretoria da Santa Casa.

Mesmo com o estoque difícil, a entidade esclarece que não faltou oxigênio nos atendimentos. “A Santa Casa está com fornecimento regular de oxigênio medicinal, buscando  somente o  aumento do número de cilindros e capacidade da usina para aumentar o número de leitos hospitalares.”

A direção alega que quando se fala da falta de leitos, não são apenas as camas hospitalares, pois um leito hospitalar para funcionamento precisa de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, equipe de apoio, equipe de nutrição, equipe de limpeza, equipamentos, medicamentos e insumos. Como está acima de sua capacidade, o hospital está recebendo apoio de diversos servidores efetivos da prefeitura para que o atendimento continue.

“Como a falta de leitos de UTI e Enfermaria acontece em toda região, tanto da rede pública – Sistema Único de Saúde como da rede privada, a primeira medida a partir de 31/03/2021 foi a separação do atendimento somente em sintomas respiratórios e não sintomáticos, ou seja, suspeitos/positivos de COVID  e outras doenças. Assim, não mais separamos o atendimento em SUS e Convênios, como era anteriormente, frente ao grande número de urgências diárias. No hospital, já era adotada a triagem de atendimento, conforme os protocolos técnicos de urgência e emergência, no entanto, com o colapso da rede de saúde com várias urgências em sua esmagadora maioria de COVID-19, se fez necessário a priorização do atendimento fase vermelha, que são os casos mais graves”, explica a diretoria.

 

De 10 para 30

A Santa Casa ainda afirmou que tenta aumentar de 10 para 30 leitos no gripário; o que já está sendo providenciado. “Teremos um total de três médicos 24h por dia somente para atendimento dos pacientes internados no gripário. A meta atual de leitos no Gripário são 30, no entanto, novamente observamos que não se trata somente de aumentar camas, mas sim recursos humanos, equipamentos, insumos, medicamentos, etc.”

Com o aumento dessas vagas, serão transferidos os pacientes atualmente internados em salas de observação do Pronto Socorro para o Gripário, deixando, assim, liberada aquelas instalações para novos pacientes. “Isso já está sendo feito”, adiciona.

 

NÚMERO DE INTERNAÇÕES

No segundo Boletim Diário da Santa Casa, observa-se que todos os pacientes foram e estão sendo tratados da melhor forma. “Desde já, agradecemos nossa equipe de funcionários e colaboradores, aos profissionais da saúde, a todos empresários,  produtores rurais e empresas que muito estão nos ajudando”, diz a diretoria.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente