Com quase 100 casos de Covid-19, prefeito confirma lockdown para este final de semana

Com quase 100 casos de Covid-19, prefeito confirma lockdown para este final de semana

Cidade
Guaíra, 18 de junho de 2020 - 08h05

O prefeito José Eduardo confirmou ontem (17) à tarde que irá decretar lockdown no município para este próximo final de semana, com início às 19h de sexta-feira (19) e encerramento às 8h de segunda-feira (22).

O anúncio foi feito após os casos de coronavírus na cidade aumentarem acima do permitido (5% contágio/dia). No boletim dessa quarta (17), Guaíra contabilizava 99 positivos, 8 suspeitos, 39 curados, 2 óbitos em investigação e 8 descartados, além de 144 pessoas em isolamento domiciliar.

“Estamos com numero significativo de pessoas com Covid-19 em Guaíra e aumentou de ocupação de leitos em Barretos. Não poderia titubear diante dessas informações. Vou fazer decreto, especificar o que abre e fecha, mas a ideia é fechar todos não essenciais, deixar drogarias, postos de gasolina e supermercados. Todas as outras atividades vão fechar, academias, salões de beleza, etc. Naquilo que podemos intervir vamos fazer, fechando nesses dois dias”, declarou José Eduardo. Segundo ele, todos os detalhes serão publicados no decreto, no final da tarde de hoje, no Diário Eletrônico do Município (www.guaira.sp.gov.br).

“Precisamos trazer para as pessoas a responsabilidade, não adianta fazer isso e as pessoas abusarem, fazendo festas em casa”, continuou o chefe do Executivo, pedindo para que os guairenses respeitem o isolamento social e evitem reuniões e aglomerações de pessoas.

“Nós vamos atender o que o governador nos preconizou, todas as atividades não essenciais, todo o comércio, exceto drogarias, supermercados, padarias, eles têm que necessariamente ser fechado, incluindo igrejas. Os cultos religiosos só vão ser autorizados a funcionar depois do lockdown. Restaurantes também sem drive-trhu, somente delivery.O pessoal não deve ficar em bares ou em estabelecimentos. Pedimos a compreensão de todos”, finalizou o prefeito.

Lockdown

Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória. É uma imposição do Estado que significa bloqueio total.No cenário pandêmico, essa medida é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo Coronavírus, quando as medidas de isolamento social e de quarentena não são suficientes e os casos aumentam diariamente.

Como funciona o lockdown?

Consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir à farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo do governo. Como o decreto ainda não havia sido disponibilizado até o fechamento dessa edição, o Jornal O Guaíra  não teve acesso a mais detalhes do que será exigido.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente