
O Concidade, ciente da sua responsabilidade com o município, aceitou a sugestão de um dos seus conselheiros para buscar parcerias junto a órgãos e institutos consagrados em planejamento de cidade, como forma de somar esforços sobre as demandas locais. Assim o secretário executivo do conselho entrou em contato com IPPUC da cidade de Curitiba, referência nacional em planejamento, e pleiteou uma agenda com o órgão, onde foi prontamente atendido e agendada a audiência.

Biblioteca Gibran Khalil Gibran, também conhecida como Memorial Árabe. Curitiba, 11/01/2022. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
Portanto uma comitiva de Guaíra, formada pelos conselheiros do Conselho Municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana de Guaíra (Concidade) com 14 integrantes será recebidos em audiência pelo Instituto de Projetos e Planejamento de Curitiba (IPPUC), um dos mais respeitados órgão de planejamento urbano da América Latina, onde seus projetos serviram de base em muitos países de primeiro mundo.
A comitiva terá como prioridade uma aproximação com o instituto nas áreas em que atua o conselho guairense, buscando informações sobre mobilidade urbana,planejamento, acessibilidade,zoneamento, planejamento rural,transporte coletivo e outras áreas que se fizerem necessárias.

A soma de esforços deve trazer uma melhor interpretação da dinâmica da cidade e assim propor diretrizes mais assertivas, com processos e métodos bem definidos e que não sejam desconexos na realidade local, pois os problemas da cidades podem até ser comuns, mas cada estado, cidade ou mesmo bairro tem uma dinâmica diferente, e fazer uma boa leitura disso é essencial, “as pessoas não imaginam a complexidade de um projeto de ciclovia, pensam que é só pintar uma faixa e está pronto” disse um dos conselheiros.
O prefeito Antônio Manoel que também é presidente do Concidade,apontou a importância de buscar conhecimentos para serem implantados no município. “Bons exemplos podem ser aplicados na nossa mobilidade urbana, acessibilidade e zoneamento do município. Além disso, outras áreas que precisam dessa atenção serão pontos levantados durante a visita ao instituto.”

Na fotos podemos observar o respeito a cultura,tradições e a memória dos imigrantes como o Memorial Arabe e a Praça do Japão, a sinergia entre cidade e o meio ambiente como a Universidade Livre do Meio Ambiente, a Ópera de Arame e o Bosque do Alemão, e a questão do planejamento como a reunião de técnicos do Ippuc e da Holanda para estudar a recuperação de uma área ocupada ou então a busca de soluções para implantação de um novo bairro e fora a questão da mobilidade urbana(ciclovia)

