
No primeiro leilão (Aviso n.º 101/2025), a Conab pretende adquirir 73 mil toneladas de milho em grãos, a granel, da safra 2024/2025. O milho a ser adquirido deverá ser entregue nos armazéns da própria Companhia nos seguintes estados: Bahia (4 mil toneladas), Distrito Federal (4 mil toneladas), Goiás (8 mil toneladas), Maranhão (9 mil toneladas), Minas Gerais (16 mil toneladas), Mato Grosso do Sul (12 mil toneladas), Mato Grosso (10 mil toneladas) e Paraná (10 mil toneladas).
Já a segunda operação (Aviso n.º 102/2025) se refere à compra de 22 mil toneladas do cereal. Este produto deverá ser entregue nos armazéns de terceiros credenciados para guarda de estoque públicos e indicados no edital nos estados da Bahia (6 mil toneladas), Goiás (7 mil toneladas) e Sergipe (9 mil toneladas).
Podem participar dos leilões os produtores rurais, cooperativas, associações e comerciantes, cadastrados perante a Bolsa de Mercadorias por meio da qual pretendam realizar a operação, e registrados, na data da realização do leilão, no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes da Conab (Sican), além de estarem em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e demais exigências dos editais.
Estas operações de compra de milho voltadas para o abastecimento do Programa de Venda em Balcão estão autorizadas pela Medida Provisória n.º 1.325/2025, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no final de novembro, pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Fazenda (MF), a partir da Portaria Interministerial n.º 34, publicada no DOU desta sexta-feira (12).
O reforço nos estoques públicos de milho vendido pela Conab vai auxiliar pequenos criadores de animais em todo o país, sobretudo aqueles produtores de ovos, leites e carnes, situados em locais mais distantes dos grandes centros e das zonas de maior produção, e que utilizam o produto para a alimentação dos seus plantéis.
Os parâmetros de preço de abertura serão informados por meio de comunicado específico com antecedência mínima de dois dias úteis da data de realização do pregão, quando estarão disponíveis no portal da Conab. Todas as informações, como a íntegra do aviso e demais comunicados, bem como os resultados destas operações podem ser acessados no Portal de Comercialização da Companhia.
Serviço:
Leilões para compra de milho para abastecer o ProVB
Data: quinta-feira, 18 de dezembro 2025
Horário: a partir de 9h
Avisos n.º 101 e 102
Informações e comunicados no Portal da Conab: https://portaldecomercializacao.conab.gov.br/#/home

