CONCIDADE autoriza uso de verba para Deagua resolver problema crônico de esgoto no bairro Vivendas

Concidade  aprova por unanimidade investimento para solucionar antigo problema de esgoto no bairro Vivendas

Cidade
Guaíra, 15 de setembro de 2023 - 21h43

 Em uma reunião marcada pela unanimidade, o Conselho de Planejamento e Mobilidade Urbana de Guaíra (CONCIDADE) deu um passo significativo na resolução de um antigo problema que aflige a anos o bairro Vivendas : o sistema de esgoto. A aprovação unânime dos conselheiros demonstra o compromisso com o bem-estar da população e o desenvolvimento sustentável do município.

A reunião foi conduzida pelo presidente interino do CONCIDADE,o Eng. Carlos Destri, que abriu espaço para o diretor de obras e presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), José Milton. Este apresentou um novo pedido de liberação de recursos no valor de R$ 300.000,00, destinado à execução das obras de substituição da rede coletora e emissário de esgoto efluente ao elevatório de esgoto do Matadouro.

José Milton passou a palavra para o diretor do Deagua Juninho Caputi que explicou que o trecho tem aproximadamente 590 metros a ser substituído e está localizado na Avenida Leozino Dias Campos(Marginal do Vivendas), entre as Avenidas 1 e 11A, no bairro Vivendas do Bom Jardim. O valor, que representa uma antecipação feita pelo Empreendimento Maria Luiza, será somado a outros R$ 300.000,00 provenientes de repasse pela prefeitura.

O diretor também destacou a importância da substituição, revelando que os tubos de concreto existentes sofrem com a infiltração de raízes, causando problemas no sistema de esgoto.E que a partir da aprovação do conselho e os devidos trâmites legais pretende começar a obra o mais breve possível, com início ainda este ano, pois os projetos e o termo de referência já estão prontos para licitar.Caputi ainda acrescentou que  após a Avenida 11A será feito o serviço de hidrojato, contribuindo para a eficiência do sistema. 

O engenheiro Lucas Eleodoro explicou que os novos tubos de 800 mm, feitos com material especial, proporcionarão vazão, tensão e velocidades ideais, eliminando a possibilidade de novos problemas.

O prefeito Junão e os conselheiros presentes, enfatizaram a gravidade do problema do esgoto no bairro, persiste há mais de 40 anos, inclusive forçando alguns moradores a instalar válvulas de retenção para que o esgoto não retorne às casas. Com a aprovação unânime do investimento, a cidade está mais próxima de solucionar essa questão e garantir um ambiente mais saudável e sustentável para todos os moradores de Guaíra.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente