
A reunião foi conduzida pelo presidente interino do CONCIDADE,o Eng. Carlos Destri, que abriu espaço para o diretor de obras e presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), José Milton. Este apresentou um novo pedido de liberação de recursos no valor de R$ 300.000,00, destinado à execução das obras de substituição da rede coletora e emissário de esgoto efluente ao elevatório de esgoto do Matadouro.
José Milton passou a palavra para o diretor do Deagua Juninho Caputi que explicou que o trecho tem aproximadamente 590 metros a ser substituído e está localizado na Avenida Leozino Dias Campos(Marginal do Vivendas), entre as Avenidas 1 e 11A, no bairro Vivendas do Bom Jardim. O valor, que representa uma antecipação feita pelo Empreendimento Maria Luiza, será somado a outros R$ 300.000,00 provenientes de repasse pela prefeitura.
O diretor também destacou a importância da substituição, revelando que os tubos de concreto existentes sofrem com a infiltração de raízes, causando problemas no sistema de esgoto.E que a partir da aprovação do conselho e os devidos trâmites legais pretende começar a obra o mais breve possível, com início ainda este ano, pois os projetos e o termo de referência já estão prontos para licitar.Caputi ainda acrescentou que após a Avenida 11A será feito o serviço de hidrojato, contribuindo para a eficiência do sistema.
O engenheiro Lucas Eleodoro explicou que os novos tubos de 800 mm, feitos com material especial, proporcionarão vazão, tensão e velocidades ideais, eliminando a possibilidade de novos problemas.
O prefeito Junão e os conselheiros presentes, enfatizaram a gravidade do problema do esgoto no bairro, persiste há mais de 40 anos, inclusive forçando alguns moradores a instalar válvulas de retenção para que o esgoto não retorne às casas. Com a aprovação unânime do investimento, a cidade está mais próxima de solucionar essa questão e garantir um ambiente mais saudável e sustentável para todos os moradores de Guaíra.


