


Durante as discussões, conselheiros e convidados levantaram questões e sugestões sobre a pauta sobre a poda em “V” utilizada algumas vezes para evitar o contato com a rede de energia. A diretora de meio ambiente, Estefane Siqueira, alertou sobre a maior suscetibilidade a doenças na poda em “V” e o conselheiro Eng. Eletricista Luiz Tanaka questionou a necessidade dessa prática e a existência de outros mecanismos mais eficientes.
Os representantes da CPFL, Kleber Araújo (Consultor de Relacionamento), Guilherme Marques (Coordenador de Operações de Campo), Marcela de Almeida (Analista de Meio Ambiente) e Marco Antônio (Planejador de Meio Ambiente), ouviram atentamente as demandas do município e apresentaram a evolução da técnica, suas estratégias de poda, políticas ambientais e o projeto inovador Arborização + Segura, centrado na revitalização da arborização urbana, destacando sua recente transição de abordagem emergencial para uma prática sistemática
Outros compromissos significativos foram ressaltados pela CPFL, com destaque para o cronograma de execução e a importância de um projeto bem delineado. A necessidade de um planejamento eficaz para a arborização urbana, aliada ao treinamento adequado para os podadores, que também foi sugerida como parte essencial da solução.
Este encontro destaca a relevância do diálogo entre entidades governamentais e a iniciativa privada na busca por soluções sustentáveis diante dos desafios ambientais. Reafirma o compromisso do CONDEMA em parceria com a CPFL em reorganizar a arborização urbana de Guaíra, principalmente se considerarmos que a cidade conta com 99,1% de ruas arborizadas (IBGE)e é classificada em 6º lugar regionalmente, 90º no estado e 191º nacionalmente, a frente de algumas cidades consideradas as mais arborizadas do Brasil.
.


