Confira a programação para as vacinas de covid-19 nesta semana

Cidade
Guaíra, 23 de maio de 2021 - 14h00

Seguindo o PNI (Plano Nacional de Imunização), amanhã, 24, tem início mais uma etapa da vacinação contra a COVID-19 no município. Nesta fase serão imunizadas pessoas com comorbidades e deficientes graves com BPC (Benefício de Prestação Continuada) de 45 a 49 anos.

Serão contempladas as pessoas quem tem uma ou mais comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde e, no caso dos deficientes, o comprovante do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Para receber as doses, qualquer pessoa com comorbidades e que integre os grupos anunciados deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, relatórios, exames ou laudo médico. Os cadastros previamente existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser utilizados.

Lembrando que as pessoas devem manter um intervalo de 14 dias entre a vacina contra Influenza e demais vacinas do Calendário Vacinal. Como já estabelecido, a vacinação contra Covid é feita a partir das 7h nas Unidades de Saúde da Família do município e a da gripe a partir das 13h.

 

Datas

24/05 – segunda: pessoas de 49 anos com comorbidades e BPC;

25/05 – terça: pessoas de 48 anos com comorbidades e BPC;

26/05 – quarta: pessoas de 47 anos com comorbidades e BPC;

27/05 – quinta: pessoas de 46 anos com comorbidades e BPC

28/05 – sexta: pessoas de 45 anos com comorbidas e BPC.

 

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 

Para vacinação de pessoas com comorbidades: documento com foto; exame que comprove a comorbidade; relatório, declaração ou laudo médico  e descrição da doença.

Para vacinação de pessoas com deficiência grave: comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

A secretaria de saúde informa que não serão aceitas receitas como comprovante de comorbidade. “Para dar mais transparência ao processo de vacinação, o município optou, dentro de suas prerrogativas, por NÃO incluir a receita médica como comprovante.”

O setor municipal faz algumas exigências para questões de hipertensão e obesidade. 

 

DESCRIÇÃO DETALHADA

 – Pessoas com comorbidades: Indivíduos poderão apresentar qualquer comprovante que demonstre pertencer a um destes grupos de risco (exames, relatório médico, prescrição médica etc.).

– Pessoas com deficiência permanente grave: para fins de inclusão na população-alvo para vacinação, serão considerados indivíduos com deficiência permanente grave aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações:

1 – Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas.

2 – Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir.

3- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar.

4- Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Para vacinação será exigido documento com foto mais cópia (que ficará retida na Unidade) do exame; receita, relatório ou atestado médico que comprove a comorbidade.

 

ATENÇÃO PARA ALTERAÇÃO PARA 2ª DOSE PÚBLICO DE 80 A 84 ANOS

 O município depende do envio das doses de imunizantes por parte do Ministério da Saúde para estar cumprindo com o cronograma de vacinação. Estava previsto, para essa semana, a segunda dose do público de 80 a 84 anos, no entanto, houve alteração nesse calendário em virtude do envio das vacinas para este público.

 

2ª dose idoso de 80 a 84 anos:

01/06 – terça – 83 a 84 anos;

02/06 – quarta – 80 a 82 anos.

 

É obrigatória a apresentação do comprovante da primeira dose e um documento com foto. A secretaria de saúde  solicita  para que as pessoas do público-alvo evitem aglomerações nas unidades de saúde para evitar a disseminação do coronavírus e use máscaras.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente