Uma das principais dicas para evitar o coronavírus é não sair de casa. Escolas suspenderam as aulas, muitas empresas estão aderindo o home office ou trabalhando em carga horária reduzida. Como forma de incentivo para que as pessoas fiquem em suas residências, alguns canais e serviços de streaming estão liberando o acesso gratuito de seus conteúdos, outros, tem o acesso grátis durante os 30 primeiros dias, depois você escolhe se quer assiná-lo, ou não.
Para te ajudar, fizemos uma lista com alguns serviços de streaming que tem acesso gratuito e algumas empresas de TV por assinatura que estão liberando mais canais a quem já é assinante, sem cobrar a mais. Confira a lista:
Netflix: A plataforma de streaming mais conhecida do mundo também tem a opção de teste grátis por um mês. O site conta com títulos nacionais e internacionais dos gêneros mais variados.
Telecine: Além de ser um canal de TV fechado, o Telecine também têm uma plataforma de streaming onde você consegue assistir gratuitamente diversos. São mais de dois mil títulos de todos os estúdios de Hollywood.
Globoplay: A Globo deixou aberto diversos títulos de sua programação por 30 dias. A maioria do conteúdo é infantil, visando ser uma opção de entretenimento para as crianças, que estão sem aulas nos próximos dias.
Claro TV/NET: A operadora disponibilizou mais conteúdo para quem já é cliente e está aumentando a velocidade da internet e liberando sinal de wi-fi em áreas públicas para ampliar o acesso à informação. Dos canais não liberados estão HBO Premium, Fox Premium e canais pay-per-view do Big Brother Brasil 2020.
Algar: quem tem internet em fibra da operadora com velocidade inferior a 100MB receberá uma melhoria sem custo adicional; assinantes do serviço TV Algar estão tendo acesso a mais canais, liberados pela operadora excepcionalmente.
Sky TV: A Sky TV também liberou nesta semana o acesso a diversos canais, tanto na TV, como na plataforma de streaming. Entre eles estão: Nickelodeon, CNN Brasil, SporTV, Universal Channel, GloboNews, Multishow, Megapix, entre outros.
Oi TV: A Oi TV está fazendo transmissão aberta dos canais Nick, Nick Jr, E!, AXN, A&E, H2, Lifetime, Cinemax, Sony, Canais Telecine, Comedy Central, VH1 Megahits, Paramount, para todos os assinantes até o dia 28 deste mês.
Spcine Play: Desde terça-feira (17), a Spcine Play liberou acesso de todo seu conteúdo por um mês para os brasileiros. Entre os destaques do catálogo está o clássico Zé do Caixão.
Amazon Prime: Com diversos títulos internacionais e de gêneros variados, a Amazon Prime oferece um período de 30 dias de teste grátis. A plataforma tem títulos como: Tudo ou Nada – seleção brasileira, Chaves e Toy Story 4.
FuturaPlay: O site oficial com os programas do Canal Futura. Lá, você encontra conteúdos sobre educação, ciência, cultura, entre outros. Também é possível acompanhar a programação ao vivo.
CURSOS
Cursos online, com entrega de certificado, também estão sendo disponibilizados gratuitamente para a população. Veja alguns:
SENAI: O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial liberou 12 cursos online gratuitos e com certificado, entre eles, de TI, Empreendorismo, Finanças, etc.
Fundação Getúlio Varga (FGV): conta com 55 cursos para aperfeiçoamento profissional. Entre as disciplinas, é possível se matricular em introdução à negociação e fundamentos de administração financeira. Para participar, basta acessar o site da FGV e escolher a área que mais se identifica.
Harvard: Quem busca mais certificados no currículo pode escolher um dos 100 cursos gratuitos que a Harvard oferta, com uma ampla variedade de assuntos. Para se inscrever, é necessário apenas fazer o cadastro pelo site https://www.edx.org/school/harvardx e escolher uma das opções.
Amazon do Brasil: foi liberada uma grande quantidade de e-books no site. Os livros virtuais estão disponíveis em versão digital para Kindle. Acesse o site https://www.amazon.com.br/ e adquira a obra de preferência.
Udemy: 40 cursos gratuitos da área de programação e tecnologia através da plataforma de cursos online da Udemy.
Notorium Play: cursos de direito grátis por 30 dias, com congressos online, aulas, documentários, minicursos, entre outros.