A secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, informa que o grupo prioritário 68 anos vacinados em 05/04/2021 teria a 2ª dose de Coronavac agendada para 26/04/2021, próxima segunda-feira, sendo o intervalo exato de 21 dias entre as duas. Entretanto, até o momento, o município não recebeu as doses por parte do Estado.
Na 9ª Atualização do Documento Técnico da Campanha de Vacinação contra COVID-19 do governo estadual, em 18/04/2021, consta que o intervalo para a 2ª doses da Coronavac são de 14 a 28 dias (preferencialmente entre 21 e 28 dias) o que não invalida a 1ª dose da vacina com esse atraso.
Segundo a secretaria municipal, os idosos que receberam a primeira dose devem aguardar novo comunicado da Secretaria de Saúde convocando-os para a imunização.
A pasta ainda afirmou que “as vacinas são enviadas em remessas para a primeira e segunda dose e que, de acordo com o Plano Estadual de Imunização, é necessário respeitar as faixas etárias, grupos prioritários e o intervalo de aplicação entre as doses”.
A situação não ocorre somente em Guaíra, mas em diversos municípios do Estado. Porém, as autoridades alegam que isso não é motivo de preocupação, já que estudo recente do Butantan demonstrou que intervalos superiores de 21 dias conferem eficácia maior da Coronavac.