Acontece durante toda essa semana a força-tarefa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) nos municípios de Barretos, Bebedouro e Guaíra. A iniciativa tem como objetivo garantir a presença de profissionais habilitados no desenvolvimento das atividades nos mercados abrangidos pelo Conselho.
Até o próximo dia 23, serão fiscalizados obras e serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências nos prestadores de serviços das usinas de açúcar e álcool; em grandes empreendimentos e loteamentos; na perfuração de poços; sobre a legalidade dos receituários agronômicos que prescrevem o uso de defensivos agrícolas; nas redes de transmissões e nos Planos de Manutenção, Operação e Controle - PMOC.
De 2015 a 2019, o Crea-SP obteve um incremento de 500% nas ações de fiscalização. O aumento se deve ao uso das tecnologias para apoio à fiscalização, com pesquisas e apurações remotas antes dos agentes fiscais irem a campo e também à adoção do modelo das forças-tarefas, desenvolvidas em todo o Estado.
O Crea-SP é responsável por fiscalizar o exercício profissional, verificando se há responsável técnico habilitado para o desempenho das atividades abrangidas pelas Engenharias, Agronomia e Geociências. Assim, contribui para que as funções sejam desenvolvidas com segurança e a atuação de profissionais no mercado.
Sobre o Crea-SP – Instalada há 87 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 75 mil empresas registradas.