Mais de 6 ocorrências de aparições de escorpiões e três ataques foram relatados por moradores em Guaíra, apenas na última semana, em diversos bairros, como Guaíra E, Reynaldo Stein, Eldorado, Aniceto e Tonico Garcia. Em um dos casos, uma jovem teve que ser internada na sexta-feira, 14, por complicações de saúde após a picada.
Esse crescimento está assustando a população, já que não é costume surgir escorpião nessa época do ano com temperatura mais amena. A comunidade pede apoio do governo com possível dedetização na rede de esgoto e limpeza em alguns locais, como no Guaíra E, já que a maioria dos casos ocorreu próximo a ralos. Porém, é preciso que o cidadão também tome alguns cuidados necessários para evitar os inimigos.
Condições como mato alto, lixo e entulho proporcionam um esconderijo ao animal, ajudando no seu desenvolvimento.
A orientação é que ao encontrar um escorpião é preciso entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica.
Analise se é possível capturá-lo ou prendê-lo com um recipiente de plástico mas, caso não seja seguro ou ele fuja, o recomendado é que o morador guarde todas as características do bicho para que o serviço de controle vá até o local efetuar uma varredura.
Nos casos de acidente por escorpião, o recomendado é procurar o atendimento médico com urgência, principalmente com crianças menores de 10 anos, para o combate do veneno do escorpião.