CUIDADO: O sarampo pode deixar sequelas

Campanha de vacina contra gripe e sarampo é prorrogada até dia 24

Cidade
Guaíra, 8 de junho de 2022 - 15h12

A resposta se o sarampo pode deixar sequelas, é SIM. O sarampo é mais grave do que se imagina. A doença prejudica o sistema imunológico, deixando o paciente mais vulnerável a outras infecções anos depois ter se curado da doença,as complicações da doença incluem, otites, infecções respiratórias e doenças neurológicas, podem provocar sequelas como surdez, cegueira, retardo do crescimento e redução da capacidade mental.

 

A baixa adesão a agenda vacinal em todo país  acendeu o sinal amarelo do Ministério da Saúde resolveu estender o prazo da Campanha contra Influenza e Sarampo

 

Na sexta-feira passada, dia 3, a Vigilância Epidemiológica de Guaíra recebeu o informe do Ministério da Saúde prorrogando a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) e Sarampo, até o dia 24 de junho. Todos os que fazem parte dos grupos elegíveis (relação abaixo) que ainda não se imunizaram, devem procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa e colocar a vacinação em dia.

 

Vale ressaltar que a prorrogação da campanha ocorreu pela baixa adesão a campanha registrada em todo território nacional, o que não é diferente em Guaíra (tabela abaixo)

 

Sendo que o segmento das comorbidades (doenças crônicas) registra a menor cobertura vacinal com 24% do número de pacientes estimado. E, mais preocupante ainda, apenas 41,5% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) foi imunizada contra o Sarampo. A meta da Influenza é uma cobertura de 90% dos grupos prioritários e para o Sarampo 95%. Os dados de Guaíra foram compilados no último boletim da Vigilância Epidemiológica, na quinta-feira, dia 2 de junho.

 

A imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e os imunizantes estão disponíveis durante todo o ano, no entanto devido às quedas nos índices vacinais nos últimos anos, o Ministério da Saúde resolveu por atrelar à campanha contra influenza, uma mobilização de vacinação contra o sarampo.

 

A campanha de vacinação começou no dia 4 de abril e até agora, em âmbito nacional, a cobertura vacinal chegou somente a 44% dos segmentos elegíveis.

 

O sarampo já foi uma das principais causas de mortalidade infantil na década de 1970, e a vacina ajudou a reverter esse quadro.Portanto é muito importante que todos colaborem para que não soframos um retrocesso. Veja a seguir onde e quando as equipes de saúde estarão aplicando a vacina.

 

PLANTÃO NO SÁBADO

 

Na tentativa de reverter o cenário e aumentar a cobertura vacinal em Guaíra, neste sábado, dia 11, aproveitando que o fluxo de pessoas deve aumentar no centro comercial da cidade, em virtude do Dia dos Namorados, que é comemorado no domingo, dia 12, equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica em Saúde farão um plantão de vacinação no centro da cidade, quando estarão aplicando doses da Influenza, Sarampo e, também, Covid-19. O pessoal da Saúde vacinará na esquina da rua 10 com a avenida 11, das 8h às 12h.

 

Além de Sarampo e Gripe, a Saúde Municipal, vai fazer, no plantão, vacinas contra a Covid-19 para todos os maiores de 12 anos, que estão com o esquema vacinal incompleto.

 

QUEM PODE SE VACINAR CONTRA GRIPE

 

Idosos acima de 60 anos;

Trabalhadores da saúde;

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);

Gestantes e puérperas;

Povos indígenas;

Professores;

Pessoas com comorbidades;

Pessoas com deficiência permanente;

Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema prisional;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade.

 

PÚBLICO-ALVO DA CAMPANHA CONTRA O SARAMPO

 

Trabalhadores da saúde;

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);

 

COBERTURA VACINAL CONTRA INFLUENZA EM GUAÍRA ATÉ DIA 2 DE JUNHO

 

Trabalhadores de Saúde- 716 (74,6%)

 

Idosos- 4.764 (71,5%)

 

Gestantes- 137(37,5%)

 

Crianças- 906 (41%)

 

Puérperas- 16 (26,6%)

 

Profissionais da Educação- 322 (71%)

 

Comorbidades- 534(24%)

 

Caminhoneiros/Motoristas- 15

 

Forças de Salvamento- 9

 

Pessoas com deficiência- 7


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente