O Copan foi um dos grandes projetos para São Paulo, apresentado por Oscar Niemeyer em 1951 e encomendado para o IV Centenário da cidade, que seria comemorado em 1954. Localizado nesse endereço icônico, o edifício possui uma fachada de 45 mil metros quadrados.
Dividido em seis blocos, o Copan conta com um total de 1.160 apartamentos de dimensões variadas, abrigando uma estimativa de 5 mil residentes. É como se quase um quarto da população de Guaíra estivesse reunida em um só lugar: trabalhadores, residentes e visitantes que frequentam os mais de 70 estabelecimentos comerciais, além do cinema, que hoje é ocupado por uma igreja. Ou seja, o Copan é maior do que muitas cidades por aí!
Esse edifício é um verdadeiro símbolo da cidade de São Paulo e representa um marco na arquitetura modernista do Brasil. Com 115 metros de altura e 120 mil metros de área construída, o Copan é a maior estrutura de concreto armado do país.
O mais interessante é que as diretrizes da época permitiram a construção dessa beleza. Agora caro leitor, suponha apenas por um momento se fosse atualmente. As exigências seriam diferentes, claro, em nome de uma cidade politicamente correta. Talvez as atuais diretrizes e “normas urbanísticas” pediriam não só a presença de um anel viário em volta do prédio (tipo o Rodoanel), como também um aeroporto, uma estação ferroviária e uma pequena rodoviária, sem contar que uma grande avenida de quatro faixas de ambos os lados melhoraria bem a mobilidade urbana. Ainda bem, que é só imaginação!!!