Guaíra, que integra o programa estadual MIT – Município de Interesse Turístico, possui muitos artesãos. Dessa maneira, o Sebrae Aqui, em ação conjunta com a diretoria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está inserindo o município no Programa Sebrae de Turismo. A primeira ação desta empreitada será a Curadoria de Grupos de Artesanato que terá como tema o desenvolvimento de produtos artesanais diferenciados e competitivos, com vistas à retomada do turismo.
O prazo para inscrições vai até o dia 21 junho, às 14h, somente por telefone e email, para
diminuir o fluxo de público no Ganha Tempo, como medida de enfrentamento à Covid-19. Os interessados devem se apressar, porque são somente 30 vagas para a região. As inscrições são gratuitas e feitas apenas com: Mara – (17) 33317582 – marapaeguaira@gmail.com e Regilene – (17) 33315865 – ramal 203 – regilene.sebraeaquiguaira@gmail.com.
As Conferências – sempre online – ocorrerão de 28 de junho a 2 de julho, das 18h30 às 22h30.
Curadoria
Entre os objetivos estão: o fomento ao desenvolvimento de produtos a partir de técnicas
inovadoras de design e economia criativa, além de métodos que visem a comercialização dos trabalhos artísticos e artesanais com insumos típicos e regionais; qualificar, lapidar, um grupo diferenciado de artesãos que faça a diferença localmente, que possa representar a região em feiras, por exemplo, e continuar o processo de crescimento com outros produtos oferecidos pelo Sebrae.
A curadoria é um curso l-prêmio, que selecionará indivíduos que receberão um investimento do Sebrae para que futuramente possam receber consultorias individualizadas e melhorar técnica, definição de preço, diferencial do produto, formas de comercialização.
Os artesãos precisam ter interesse em aumentar suas vendas, desenvolver produtos artesanais diferenciados e competitivos; participar ativamente do curso, ter interesse em investir na melhoria da qualidade do produto e aproveitar as oportunidades de mercado que virão com o fluxo de turistas, na retomada 2022. Para conseguir o certificado , o participante deve registrar 75% de presença nas conferências.