A obra será executada no bairro muraishi 3, em terreno cedido pela prefeitura e atenderá toda a parte alta da cidade, nas regiões desde a Vila Aparecida, Miguel Fabiano, Mutirões I, II e III, Cohab I e II, entre outras
Mais uma grande notícia é um ótimo presente de aniversário para Guaíra: o município terá, ainda em 2022, um novo Poço Profundo, de 300 mil litros por horas, para atender toda a região alta da cidade.
A confirmação veio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) ao prefeito Junão, nesta semana. De acordo com Wanderlei de Abreu Soares Jr., chefe de gabinete do superintendente do DAEE (Francisco Eduardo Loducca), a licitação já foi feita e a ordem de serviço será dada ainda primeira quinzena de maio, atendendo um lote de 16 municípios, o qual Guaíra faz parte.
“Guaíra foi contemplada com poço de Guarani, está no lote 3, estamos aguardando só a empresa apresentar CNPJ do consórcio para darmos a ordem de serviço, mas vou mantendo vocês a par do Programa Água é Vida, eixo Água Subterrânea, o qual foi contemplado o município”, declara Wanderlei.
“Recebemos a confirmação do DAEE nesta semana de que Guaíra não só terá o seu poço profundo de 300 mil litros por hora, como também será um dos maiores entre os outros municípios. É uma grande notícia para nossos guairenses! E nosso trabalho em relação ao abastecimento da cidade não pára por aí, pois também já estamos reivindicando mais obras, como melhorias no Poço Santo Antônio (da Avenida 5) e também um reservatório de 500 mil litros”, anuncia o prefeito Junão.
O Poço do Aquífero Guarani terá vazão 300 metros cúbicos por hora (300 mil litros por hora) e uma profundidade de 710 metros. Um empreendimento na ordem de R$ 4,8 milhões custeados pelo DAEE, responsável pelo projeto, poço e também reservatório de 200 mil litros. A obra será perfurada no bairro Muraishi 3, em terreno cedido pela prefeitura e atenderá toda a parte alta da cidade, nas regiões: Guaíra E, Abdala Elias, Vila Aparecida, Miguel Fabiano, Cohab I e II, Mutirão I, II e III, Antonio Manoel, Muraishi I, II e III, Marina, Jd. Eliza, Palmares, NobreVille, 232 casas e novos loteamentos que ali surgirem. “Com esse novo poço, nesta localidade, ele atenderá toda a região desses bairros, o que irá liberar a ETA (Estação de Tratamento de Água) junto com o poço da Avenida 5 para abastecer a área central da cidade e o poço do Tonico Garcia priorizará a região do Aniceto e acima (Nova Guaíra, Califórnia, etc.). Esses três sistemas vão abastecer a cidade por mais 10 anos”, explica o chefe do Departamento de Esgoto e Água de Guaíra, José Mauro Caputi Jr.
Caputi ainda fala sobre as outras demandas que estão buscando. “Estamos reivindicando um segundo poço para a Avenida 5, porque o atual é muito antigo e com produção de 80 a 90 mil litros por hora. Agora, estamos correndo atrás para suprir isso e também em busca do reservatório apoiado de 500 mil litros para melhorar o sistema de abastecimento do Poço Alcineu Eleodoro (Tonico Garcia). A administração passada ganhou recursos de um deputado, mas foi executada somente a base e a empresa abandonou. Agora, estamos dando entrada na documentação para rever essa emenda parlamentar que foi pedida e tentar recuperá-la”, esclarece.
O presidente da Câmara Municipal, o vereador Anderson Lima, tem acompanhado essa busca pela concretização do poço profundo para Guaíra e comemorou a boa notícia. “Temos buscado essa conquista e agora ela será realidade; um trabalho nosso junto ao governo estadual que está gerando bons frutos. Queremos que o município evolua e, com esse empreendimento, vamos sanar praticamente todos os problemas de falta de água de Guaíra”, acrescenta.
Confira onde será localizado o novo Poço Profundo, que atenderá toda a parte alta da cidade.