Departamento de Esgoto e Água de Guaíra realizou algumas alterações nos valores e na logística do aluguel de caçambas de detritos de construção, que começam a valer a partir do dia 02 de abril.
O decreto, que já foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, possui como principal mudança o período de permanência da caçamba à disposição do solicitante, que será de sete dias corridos a partir da entrega, sendo que, a partir do 8º dia a autarquia fará a retirada, sem nenhum ônus adicional ao solicitante em caso de atraso por parte do DEAGUA
O cidadão poderá requerer a permanência da caçamba por um ou mais períodos de sete dias sem que faça a retirada, através de um único pedido ou através de pedidos adicionais dentro do prazo de vigência da última locação, sendo considerado um novo período de locação a cada pedido feito.
Atualmente, é cobrado um valor para a locação por cinco dias e após o sexto dia uma diária de 5% ao dia. “Por exemplo: Uma caçamba de quatro metros cúbicos custa R$ 60,00 e a diária R$ 3,00. A partir de segunda-feira (02) o período de locação passa de 05 para 07 dias e a cobrança da diária deixa de existir. Com isso será possível aumentar a rotatividade das caçambas e a previsão da disponibilidade das mesmas”, afirma o diretor da autarquia, Lucas Froner.
Ressalte-se que deverá ser respeitada a capacidade limite da caçamba, podendo aos funcionários públicos encarregados do transporte solicitar a retirada do resíduo excedente, de modo a garantir a segurança do deslocamento. No caso do entulho ultrapassar a capacidade da caçamba, será faturada uma nova locação para o recolhimento do resíduo excedente.
“Desta forma, se espera atender melhor aos pedidos, ressaltando que não haverá o aumento dos preços praticados. Cabe ressaltar também que esse sistema é prático por outros prestadores do serviço na região”, confirma Lucas.
“Cuidado com os restos de construções são premissa do município com intento de manter a cidade limpa e evitar agravos ao meio ambiente, desta feita a execução, supervisão, manutenção e fiscalização dos serviços de coleta e destinação final de resíduos sólidos, no município”, complementa o governo.
O fornecimento de caçambas é feito por meio de solicitação junto ao DEAGUA pelo telefone: 3330-1500 e a cobrança da tarifa de locação será feita na Fatura de Serviço, Água e Esgoto mensal, conforme tabela: