DEAGUA realiza dedetização na rede de esgoto

Geral
Guaíra, 29 de julho de 2017 - 09h45

A autarquia dedetizará um total de 1523 poços de visita, espalhados por diversas regiões da cidade

O Departamento de Esgoto e Água de Guaíra iniciou, no último dia 15, a dedetização dos poços de visita (PV) no município. Segundo o Diretor Lucas Froner, após reunião realizada em março com o chefe do departamento de Vigilância em Saúde, Maurício Alves, a equipe do DEAGUA fez estudos para a aplicação de um controle integrado pragas, que consiste em ações preventivas e corretivas destinadas a impedir insetos peçonhentos próximos às residências.

“É uma seleção de métodos de controle e critérios para garantia de resultados favoráveis do ponto de vista higiênico, ecológico e econômico. Nessa primeira etapa, definimos por uma ação controlada durante o período de estiagem para evitar que o produto aplicado nas paredes do poço de visitação se perdesse pelas águas das chuvas ou em virtude de algumas ligações irregulares da rede de água pluvial residencial na rede de esgoto”,  explicou Lucas.

Sobre o produto aplicado, foi apurado pela ficha técnica do mesmo que é eficaz contra baratas, pulgas e escorpiões, ressaltando que não possui efeito de repelência e não tem cheiro. “Apesar de estar sendo aplicado na rede de esgoto, o produto destina-se a aplicação a no intra e peri-domicílio, paredes externas de depósitos de água e qualquer superfície disponível para aplicação”, destacou.

De acordo com o diretor do DEAGUA, foram dedetizados poços de visita dos bairros Vivendas do Bom Jardim, Aniceto Carlos Nogueira, Antônio Garcia, Ernesto Pacheco, Luiz Afonso Pignanelli, Joaquim Pereira Lelis, José Pugliesi, Residencial Nova Guaíra, Jardim Califórnia, Residencial Tais, Residencial Santa Terezinha, Estância Morada Nova, Jardim Lígia, Jardim Solaris, Abdala Elias, Gabriel Garcia de Carvalho, Padre Mario Lano, João Vacaro e Fábio Talarico.

“Criamos uma força tarefa que está fazendo as dedetizações aos sábados e domingos, uma vez que o DEAGUA não possui servidores suficientes para prestar o serviço de forma regular, visto que, dos 74 cargos da autarquia, apenas 36 estão preenchidos. Considerando os aspectos legais acerca do orçamento, não é viável a terceirização de dedetização dos 1523 poços de visitação existente no Município”, explicou o Lucas Froner.



OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente