A programação foi iniciada com a exibição de obras audiovisuais e filmes de longa metragem com audiodescrição ao vivo e legenda, garantindo a acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais, espectros, síndromes ou doenças, ou com mobilidade reduzida, em igualdade de oportunidades.
A exibição dos filmes foi seguida de debates conduzidos pela audiodescritora Bell Machado, graduada em filosofia e Mestre em Multimeios e Artes, professora de História do Cinema. Bell foi a profissional contratada e responsável pela curadoria dos títulos e mediação dos debates. A ação contou com a contribuição da equipe psicossocial do IORM que estruturou a ação com as escolas e instituições parceiras.



Nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, os debates audiovisuais reuniram 1.265 alunos das Emefs Capitão Emídio, Colégio Objetivo e Emebs Jacinta Barbosa Ferreira, Vereador Alceu Barbosa da Silva, Professora Maria Peralta Cunha e assistidos pela Apae.
Participação
Os filmes abordaram temáticas importantes para o público infanto-juvenil, como bullying, acessibilidade, noções de cidadania, direitos humanos, guerra, preconceito, diversidade e inclusão, medos e sentimentos. Os temas estiveram associados a filmes como O Menino do Pijama Listrado, O Extraordinário, Divertidamente, O Gato de Botas e O Pequeno Príncipe.
“A escolha dos títulos foi realizada em conjunto com as instituições integrantes: todas as instituições envolvidas participaram ativamente da seleção das obras exibidas e debatidas. Também foram incluídas nesse processo a demanda trazida pelos jovens de diferentes realidades sociais e culturais e faixa etárias.”, informa a coordenadora da equipe psicossocial do IORM, Anelisa Perticarrara.
A coordenadora de Projetos do IORM, Janaína Amadeu explicou que a ação é parte integrante do Plano anual Agenda Cultural 2023 – Pronac 220726 realizado pelo IORM e Ministério da Cultura, possibilitando o acesso gratuito ao cinema e às ações educativas de valorização da cultura brasileira e a discussão de temáticas atuais, o estímulo ao protagonismo dos jovens a partir de experiências de diversidade, tendo como ferramenta principal, o cinema acessível para todos.



