Dengário da Santa Casa: Mais uma ação da prefeitura no enfrentamento da epidemia que assola o país

Saúde
Guaíra, 11 de agosto de 2024 - 11h03

Na contramão da crise de dengue no Brasil, no município guairense, a Prefeitura tem empenhado esforços para o combate ao mosquito, com atendimento adequado aos pacientes vitimados pela epidemia que assola todo o país. A coordenação do Controle de Vetores de Barretos informou que Guaíra foi a uma das cidades do DRS que não necessitou fazer uso do inseticida e também não registrou nenhum óbito por dengue. Um trabalho conjunto das equipes do Controle de Vetores, Atenção Básica, Diretoria de Saúde e Santa Casa.

E em mais uma ação no enfrentamento da doença, no último dia 5 de agosto, a Santa Casa de Misericórdia de Guaíra iniciou os atendimentos no “Dengário”, uma unidade dedicada ao tratamento de pacientes diagnosticados com a doença. Essa nova estrutura, que recebeu investimentos da esfera Municipal e Federal, surge em resposta ao elevado número de casos e à necessidade de cuidados especializados e contínuos para os pacientes acometidos pela arbovirose.

Os atendimentos no Dengário são voltados para pacientes que já possuem diagnóstico confirmado de dengue, seja por meio de exames laboratoriais ou pela observação de características clínicas e critérios epidemiológicos que evidenciam o quadro. Esses pacientes são referenciados pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou pelo Pronto Socorro, garantindo que aqueles com sintomas moderados e graves recebam o atendimento adequado ao seu quadro clínico. O funcionamento da unidade ocorre diariamente, das 9h às 15h, e o protocolo de atendimento inclui a administração de medicações conforme prescrição médica, além da realização de exames laboratoriais e de imagem, quando necessário. Cada paciente recebe um cartão de controle diário e agendamentos prévios, assegurando a continuidade do tratamento até a completa recuperação.

“O principal objetivo do Dengário é possibilitar uma resposta rápida e eficaz no tratamento da dengue, especialmente para aqueles que necessitam de cuidados diários devido à gravidade dos sintomas. A iniciativa é fruto de uma ação da Prefeitura na Santa Casa com a colaboração das Unidades Básicas de Saúde do município de Guaíra, visando melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes debilitados pela doença. A situação epidemiológica do país, marcada por uma crescente vulnerabilidade a epidemias e pelo aumento das formas graves da doença, reforça a importância de ações como essa”, afirma o diretor de saúde, Cervantes Garcia. Segundo ele, há uma preocupação particular com o aumento de casos entre a população mais jovem, incluindo crianças, um cenário que já foi observado em outros países e que também se observa no Brasil.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente