Como o ex-prefeito não reconheceu as horas extras dos profissionais no orçamento, a atual gestão não pode pagar estes meses atrasados. Assim, eles pedem 20% de gratificação mensal sobre o salário bruto de cada um
Desde a última segunda-feira (27), o Centro de Especialidades Odontológicas está paralisado, mais uma vez, por consequência do atraso no pagamento das gratificações dos oito cirurgiões-dentistas do local. De acordo com eles, o atraso completou sete meses. “Cansamos de promessas não cumpridas”, disseram.
Porém, segundo o governo municipal, não há como negociar o acerto dos meses referentes a 2016, pois o ex-prefeito Sérgio de Mello encerrou sua gestão sem reconhecer as horas extras trabalhadas pelos profissionais.
Assim, os dentistas fizeram uma proposta à prefeitura. Entretanto, segundo eles, o secretário de saúde, Jorge Watanabe do Prado, não quis assinar o compromisso. “Vão colocar outros no nosso lugar. O Jorginho não aceitou a nossa proposta. Nós aceitamos a deles, mas eles não quiseram assinar o compromisso”, declarou um dos servidores, que mostrou um documento, assinado por todos os cirurgiões, datado em 28 de março, em que eles aceitavam a “proposta do Executivo”, com gratificação de 20% sobre o salário bruto de cada dentista especialista.
“Eles não querem assumir o compromisso de definir data. Estão ‘empurrando com a barriga’ mais uma vez. Temos documento assinado. O acordo é eles pagarem pelo atendimento nas especialidades”, completou.
Entretanto, em contato com a prefeitura, foi enviado à redação do jornal O Guaíra outro documento, com data de 21 de março, em que os oito cirurgiões dentistas declaram que eles, como servidores públicos municipais efetivos, estatuários e concursados para atender usuários do SUS como clínicos gerais nas Unidades Básicas de Saúde UBS’s requerem a sua “recondução ao cargo de origem” para atenderem os pacientes nos postinhos.
O governo alega que os próprios profissionais pediram para voltarem aos atendimentos básicos nas unidades de saúde e não mais no CEO. Apesar das discussões, a secretaria informou que as consultas no local voltarão ao normal a partir da próxima semana.
“De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jorge Watanabe do Prado, o Centro Especialidade Odontológica funcionará normalmente a partir de segunda-feira (3). O atendimento ao cidadão guairense estará normalizado com todas as especialidades do CEO”, ressaltou o Executivo.
CEO – O Centro de Especialidades Odontológicas faz atendimentos odontológicos mais complexos, como cirurgias Buco Maxilo Facial e diagnóstico Bucal com ênfase na detecção do câncer de boca, periodontia, endodontia, prótese, odontopediatria e pacientes especiais. O espaço está inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde/CNES e classificado como Clínica Especializada ou Ambulatório.