Depois de mais de 30 dias sem exames no SUS, vereadores apuram prejuízos causados à população

Pacientes que, durante o período de suspensão, foram prejudicados de alguma forma, podem procurar os parlamentares para registrar a informação

Cidade
Guaíra, 12 de maio de 2021 - 09h57

Nesta semana, os vereadores Denir Ferreira dos Santos, Chiquinho Sousa, Renan Lelis Lopes e José Pugliesi de Oliveira Neto se reuniram para buscar maiores esclarecimentos sobre a suspensão dos exames laboratoriais pelo SUS no município. A comunidade guairense ficou por mais de 30 dias sem conseguir realizar exames de sangue, urina, etc., retornando à normalidade apenas na última semana.

Com o vencimento do contrato com o Laboratório São Marcos,  a prestação de serviços foi interrompida e muitos pacientes que precisavam tiveram que custeá-los ou aguardar uma ação da prefeitura,  inclusive, com a paralisação do tratamento de saúde.

Agora, os parlamentares analisam se houve falha do poder público, se a situação poderia ter sido evitada e quais os danos causados aos pacientes que ficaram sem acesso a estes exames. Na última quinta-feira, eles fizeram uma diligência no Departamento de Compras da prefeitura, onde foram recebidos pelo Diretor do setor, o advogado Dr. Éder Conti.

Eles questionaram os motivos que levaram à suspensão do serviço e receberam a informação que, devido ao fim do contrato, existiu por parte da  administração pública a proposta de levar esses exames para dentro da Santa Casa de Misericórdia de Guaíra.

A Santa Casa como uma instituição da área de Saúde, poderia prestar este serviço para o município e receber por isso. Mas, para poder ser credenciada, era necessário apresentar interesse e a estrutura disponível para a coleta dos exames. Como não houve manifestação de interesse do hospital, foi realizado um procedimento licitatório de credenciamento. Neste procedimento, segundo informou o Diretor de Compras, houve um erro na planilha apresentada pela empresa.  Após a regularização do documento, houve assinatura do contrato, retornando os exames.

Hoje, os exames continuam sendo realizados pelo Laboratório São Marcos. Mas, devido a suspensão, ocorreu um acúmulo de solicitações nas Unidades de Saúde e muitos pacientes não realizaram retorno médico.

Os vereadores querem apurar se houve uma falha administrativa e quais danos causados aos cidadãos guairenses com esta suspensão, uma vez que a prefeitura tinha conhecimento do vencimento do credenciamento e não realizou a licitação, suspendendo os exames laboratoriais, tão essenciais neste período de pandemia.

A apuração prossegue, tanto que os vereadores estão realizando levantamento  junto à população, colhendo informações de cidadãos que foram afetados com a paralisação do serviço. Pacientes que, durante o período de suspensão, foram prejudicados de alguma forma, podem procurar pelos vereadores para registrar a informação. 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente