Em Guaíra, os equipamentos digitais estão em fase final de ajustes para o funcionamento da Record, Record News, Cultura, Rede Vida e SBT, além da Rede Globo, que já transmite o sinal digital
O desligamento do sinal analógico de TV para as regiões de Ribeirão Preto e Franca, que estava previsto para ontem, dia 29 de novembro, foi prorrogado para 31 de janeiro de 2018, após decisão do Grupo de Implantação da TV Digital (GIRED).
A medida foi tomada porque não foi atingido o percentual mínimo de domicílios com sinal digital para o desligamento (que é de 90%). Em Ribeirão Preto, 84% das casas contam com sinal digital. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 25 de novembro de 2017. A amostra contou com 1.078 entrevistas, enquanto no conjunto das demais cidades foram realizadas 1.400, que totalizam 1.894 entrevistas.
Em Franca, o percentual atingido foi de 80%. A pesquisa em Franca foi realizada entre os dias 14 e 24 de novembro de 2017. A amostra contou com 1.078 entrevistas, enquanto no conjunto das demais cidades foram realizadas 1.484, que totalizam 1.747 entrevistas.
A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade.
GUAÍRA
Com o fim do sinal analógico haverá somente transmissão de canais digitais, para quem sintoniza a TV aberta, gratuita. Em Guaíra, a retransmissão da TV aberta é feita por intermédio de uma torre da Prefeitura, que está instalada no pátio da empresa Só Fruta.
A torre, sua manutenção e energia são custeadas pelo governo municipal, no entanto, em relação aos transmissores: a instalação, manutenção e regulagem corre por conta das emissoras.
No município, atualmente, os equipamentos digitais estão em fase final de ajustes para o funcionamento da Record, Record News, Cultura, Rede Vida e SBT, além da Rede Globo, que já transmite o sinal digital em torre própria instalada no estádio municipal José Zuquim Nogueira.
A TV Bandeirantes ainda não instalou seu equipamento digital e a prefeitura já entrou em contato com a rede, porém não conseguiu obter informações se a emissora irá instalar o transmissor digital.
QUEDA DE SINAL
Há duas semanas houve uma queda de energia na torre das TVs devido à intensidade das chuvas. Isso provocou interrupção nos canais aberto. Entretanto, o problema já foi resolvido.
Com informações da ANATEL