
Com a Black Friday não será diferente: o evento promete movimentar cerca de R﹩ 110 bilhões este ano no comércio eletrônico no país, segundo uma pesquisa da E-bit/Nielsien. Diante de tantas promoções empolgantes, a professora Letícia Moraes Silvério, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, destaca três pontos importantes que os consumidores devem se atentar nas compras online:
– Analise a aparência do site. “Priorize a página oficial da loja e fique atento ao seu visual; a primeira impressão é muito importante. Identifique se há muitos erros gramaticais, se as imagens são de boa qualidade e confira o link do domínio (.com ou .org, por exemplo)”, alerta a professora.
– Pesquise a reputação da plataforma. “Todo cliente deve procurar por referências antes de realizar uma compra online”, explica a docente. “Verifique a reputação das lojas através de pesquisas em sites de reclamações, além de comentários e avaliações de antigos compradores. Esse repertório pode auxiliar da decisão final do comprador”, completa Letícia Silvério.
– Verifique se o site possui regras de políticas claras sobre devolução e troca de produtos e um canal de atendimento. “O varejo online segue a legislação vigente do Código de Defesa do Consumidor, que garante ao cliente o direito de desistir de uma compra em até sete dias do recebimento”, informa a professora. “Certifique-se de que a loja possui um canal de comunicação, o SAC, e uma política transparente de trocas ou devoluções”, pontua.

