Trabalhadores que concluíram o curso Time do Emprego ao lado da equipe de colaboradores, facilitadores e diretoria do PAT em Guaíra
Através de parceria com o Sebrae-SP, a diretoria de Desenvolvimento Econômico proporcionou centenas de ações no intento de incentivar e fortalecer o empreendedorismo no município, em 2017. Reuniões, missões, cursos, oficinas, atendimentos coletivos e individuais e palestras foram ofertados aos guairenses totalizando um público atendido de 2.282.
Destaque para a implantação do Ganha Tempo, que ocorre no próximo mêsm congregando aos serviços já prestados pelo setor (Banco do Povo, Posto de Atendimento ao Trabalhador e Sebrae), além de outros, como tributação da Prefeitura, Detran e setor de identificação, o que resultará em mais agilidade no atendimento aos cidadãos.
De acordo com o setor, o Banco do Povo injetou no mercado guairense no ano de 2017, R$ 704.000, beneficiando 136 pequenos empreendedores com bens e serviços essenciais ao desenvolvimento dos negócios. Em 15 anos de existência, o BP já realizou R$ 7,97 milhões em investimento nos micro e pequenos empresários de Guaíra.
Intermediando mão de obra, emitindo carteiras de trabalho, cadastrando e capacitando trabalhadores o PAT, que também faz a habilitação para o Seguro Desemprego, consolidou sua função de orientador e facilitador na inserção e reinserção ao mercado de trabalho para os guairenses no ano passado. Foram cadastrados 1.272 trabalhadores na busca de colocação; captadas 316 vagas; 551 candidatos foram encaminhados para entrevistas com empregadores; atualmente existem cadastrados no sistema 13.872 inscritos; 20 pessoas participaram da qualificação do Programa Turma do Emprego; 16 artesãos renovaram suas carteirinhas da Sutaco – Superintendência dos Trabalhos Artesanais nas Comunidades); e foram formadas 47 pessoas pelo Curso do Via Rápida Emprego, técnico em refrigeração e ar condicionado.
Time do emprego
No final de dezembro foi realizada a conclusão da primeira turma do Time do Emprego em Guaíra. O programa é um projeto da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho em parceria com as Prefeituras Municipais, que tem como objetivo melhorar as condições de empregabilidade de trabalhadores desempregados.
Na primeira turma de Guaíra, foram cadastradas 22 pessoas. Destas, infelizmente somente 15 deram sequência nos encontros. Entretanto ao final, quatro foram inseridas ao mercado de trabalho.
Aos que concluíram, no total de 10 participantes, ficou a certeza de agora estão mais preparados, motivados e confiantes para conseguir uma nova oportunidade de emprego.
“A qualificação dos trabalhadores é uma tarefa cumprida ininterruptamente pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico, pelo PAT, ou em parcerias com Sebrae, Senai, Fundação Paula Souza e outros órgãos governamentais ou privados. O trabalhador e empreendedor compõem o foco das ações e oportunizar capacitação vem para ampliar o leque de oportunidades e maior competitividade para o mercado produtivo”, destacou o diretor da pasta, Sérgio Suzuki.