O governo municipal anunciou nesta semana que está criando a sua primeira Unidade Aérea de Segurança Pública no município, com determinação do prefeito Edvaldo Morais para a abertura de licitação para a compra de drones de última geração que pretendem equipar a Guarda Civil Municipal, a Patrulha Rural e a Polícia Civil.
A prefeitura não informou se enviará projeto de lei para aprovação da Câmara, a exemplo de outros municípios que se utilizam da tecnologia devidamente regulamentada, pois afirma que é necessário apenas homologação da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). “Para agilizar a aquisição, Edvaldo Morais reuniu-se no final de semana com o Setor de Compras da prefeitura para definir os modelos dos equipamentos e a estruturação do processo de compra. A licitação deve ser realizada nos próximos dias”, informou a administração pública, confirmando que o prefeito interino já determinou a abertura de licitação para a compra do VANT (veículo aéreo não tripulado).
O objetivo é usar a alta tecnologia para combater o crime, auxiliar em resgates e identificar e combater incêndios. Um dos modelos escolhidos é o Drone de última geração “Mavic 2 Enterprise”, de longo alcance (mais de 20 km a, partir do ponto onde está o piloto), faróis noturnos e sensores de calor, recursos que permitem a localização tanto de criminosos em fuga como vítimas de acidentes. “
“Precisamos fazer segurança pública com tecnologia; são os novos tempos, que exigem investimentos em medidas de inteligência. Por isso, estamos criando a primeira Unidade Aérea de Segurança Pública da história de Guaíra. Vamos adquirir drones de alta performance e longo alcance que equiparão a Guarda Civil Municipal, a Patrulha Rural e a Polícia Civil”, declarou o prefeito.
Os integrantes da Guarda Civil Municipal, da Patrulha Rural e da Polícia Civil que atuarão como pilotos da Unidade Aérea receberão treinamento especializado oferecido pela prefeitura.