Alguns ainda acham que a Maçonaria é uma entidade secreta! Não é! A bem da verdade esta entidade é “discreta” e não secreta. Possui endereço próprio e não esconde isto de ninguém, pelo contrário, pelo menos em nossa cidade, é a segunda vez que os Maçons abrem as portas da sua sede para receber convidados para proceder homenagens.
A primeira vez foi ao benemérito Jorge Barbosa do Prado, lembrado pela sua conduta de vida.
A segunda vez que a sociedade foi convidada a comparecer na sede da Maçonaria foi na última segunda-feira, dia 27 de março, cujo propósito era também proceder uma homenagem; desta vez as escolhidas foram as mulheres!
Assim, a Maçonaria é uma sociedade, na qual homens livres e de bons costumes, denominando-se mutuamente de irmãos, cultuam a Liberdade, a Fraternidade e a Igualdade entre os homens. Seus princípios são a Tolerância, a Filantropia e a Justiça. Seu caráter secreto deveu-se a perseguições, a intolerância e a falta de liberdade demonstrada pelos regimes reinantes da época. Hoje, com os ventos democráticos, os Maçons preferem manter-se dentro de uma discreta situação, espalhando-se por todos os países do mundo.
O termo maçonaria é de origem francesa, e significa “construção”. O termo maçom portanto é a versão em português do francês; maçonaria por extensão significa “associação de pedreiros”.
A maçonaria é, portanto, uma sociedade fraternal, que admite homens sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição.
Somente a título de curiosidade, eis alguns maçons que muitos conhecem bem: Michel Temer, Pixinguinha, o ator Milton Gonçalves, o palhaço Carequinha, Luiz Gonzaga (o rei do Baião), D. Pedro I, Rui Barbosa, Marechal Deodoro e muitos outros!