A frase “devagar se vai ao longe”, era muito utilizada antigamente, quando se queria dizer que não adianta atropelar os fatos, porque pode haver tropeço. É andando devagar que se chega mais longe.
O prefeito junto com sua equipe anunciou que está em fase de conclusão a Estação de Tratamento de Esgoto, depois de um grande período de contratempos, desde a origem do referido projeto, a cidade está esperançosa que a atual administração termine de vez esta novela mexicana que se transformou esta obra.
Interessante lembrar ao leitor que nosso sistema de coleta e tratamento de esgoto até 2012 era motivo de orgulho. O guairense, enchia a boca para falar que sua cidade tinha 100% de esgoto tratado, feito através de 3 lagoas, que em 2013 já não serviam mais, pois segundo a administração da época, a cidade havia crescido, e o município precisava de um novo modelo de tratamento. Um crescimento que segundo a Fundação Seade foi na ordem de pífios 0,43% ao ano, onde em 2010 tínhamos aproximadamente 37.500 mil habitantes e chegamos a 2021 com 40 mil.
Mas o que tudo indica é que a palavra de ordem dessa administração, é resolutividade. E temos muita coisa para resolver em nosso município, e outras que já estão resolvidas como a volta dos tradicionais banhos no recém inaugurado Balneário Municipal, esteticamente impecável, mas que infelizmente estava fechado a anos, por problemas técnicos.
A recente visita a cidade de Rifaina, para conhecer o sistema de monitoramento daquela cidade pode ser um bom sinal que as tão sonhadas câmeras possam vir a ser instaladas em nosso município, melhorando a segurança e contribuindo para diminuição de possíveis delitos.
Temos visto que grandes projetos estão na pauta , mas sem descuidar com assuntos de menor vulto mas também muito importantes, como a limpeza,os parques e jardins, o lago Maracá, buscando executar o básico de forma eficiente.
Sabemos que muitas ações estão engessadas na burocracia do setor público, mas serão executadas no seu devido tempo, obedecendo a ordem e o regramento estabelecido pela legalidade. E para vencer os gargalos que surgem, promover um diálogo mais próximo com a sociedade ganha um contorno estratégico para qualquer gestão, pois a soma de forças, leva a uma avaliação mais crítica quanto à aplicação do dinheiro público, bem como promove uma maior reflexão sobre a importância que a população tem em promover melhoras também na esfera política. È como diz um velho ditado ditado popular que afirma: “sozinho pode se ir mais rápido, mas em conjunto pode ir mais longe”