E o ressuscitado?

Editorial
Guaíra, 1 de abril de 2018 - 09h43

Domingo de Páscoa tradicionalmente é uma data em que se reúne a família para almoço e inevitavelmente a criançada fica eufórica, porque, no imaginário delas, a entrega dos ovos de chocolate é feita por um coelho de olhos vermelhos e pelos branquinhos.

A história fica ainda mais verdadeira para os pequenos quando encontram pegadas do animal e pedacinhos de cenoura espalhados pela casa. Todos esses artifícios só reforçam a lenda do coelhinho da Páscoa, disseminada na Europa e trazida para a América há mais de 300 anos.

O simpático mamífero foi incorporado à Páscoa por meio de contos criados no velho continente. Uma das narrativas mais conhecidas do mundo conta que uma mulher pobre escondeu ovos coloridos num ninho para entregá-los aos filhos na manhã da festividade religiosa. Contudo, quando as crianças descobriram o lugar, um grande coelho passou rapidamente e espalhou os presentinhos, dando aos pequenos a ilusão de que o bicho carregava e distribuía os ovos.

Muito mais que um alegre carregador de ovos, para a religião cristã, o coelho se tornou símbolo da ressurreição. “No hemisfério Norte, ele hiberna dentro de sua toca durante o inverno e desaparece das vistas. No fim da estação, portanto no período da Páscoa, o coelho é o primeiro animal a sair do abrigo”,

Já nos países do hemisfério Sul, como o Brasil, por não haver a hibernação, a explicação esbarra na rápida reprodução, tornando-se um símbolo de fertilidade, fielmente ligado com a tradição religiosa. “O protestantismo acentuou mais a tradição do coelho da Páscoa, enquanto a tradição católica usou o símbolo do ovo. Com o tempo, as duas tradições passaram a se vincular.”

Que ao lado do chocolate, neste domingo, também se lembre da emoção de Cristo Ressuscitado, pois ele representa um dos sentimentos mais nobres do ser humano: a Esperança!


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente