É preciso multar?

Editorial
Guaíra, 27 de janeiro de 2018 - 08h15

Será que o guairense precisará ser multado para colocar o lixo no lugar certo? Fotos com entulhos esparramados pela cidade viralizaram nas redes sociais e até nosso jornal estampou, em sua capa, ontem, uma cena lamentável que esperávamos que não existisse mais.

Isto é falta de cidadania, de educação.

Assim, será preciso que haja um flagrante para que o ser que faz isso possa ser multado. Será preciso deslocar a Guarda Municipal somente para fazer esta fiscalização, o que transforma este ato em um absurdo, já que, uma pessoa que joga seu lixo em local não permitido poderá também se alterar com um possível fiscal que estaria ali para puni-lo.

Mas, o absurdo mesmo é ter que fiscalizar!

Depois estes mesmos cidadãos gritam que querem uma cidade limpa!!! Exigem do poder público que se recolham os entulhos porque estes geram focos de baratas, ratos, escorpiões e toda a sorte de insetos que prejudicam a saúde. Querem limpeza, mas não colaboram com ela.

Há exemplos de cidades, Barretos, aqui tão pertinho, que cada cidadão é responsável pelo lixo que gera. É responsável pela sua calçada e pelos entulhos da sua rua. É aquela velha história: cada um cuidando do seu quadrado.

Estes cidadãos que não respeitam as ruas, calçadas, lugares mais afastados e que acumulam suas imundícies têm que voltar para a escola, têm de voltar a ser criança para ouvir – de novo – os ensinamentos dos professores e pais que não é certo fazer o que fazem.

Que exemplos pode dar um munícipe desses para seus filhos? Que moral tem ele de “passar um sabão” nos mais jovens, se ele próprio não dá amostras de como se comportar perante a sociedade?

Tem mesmo que multar!!! Tem mesmo que doer no bolso para aprender aquilo que não conseguiu absorver dos bancos escolares e dentro do lar.


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente