Muito leitor achou estranho ou mesmo não entendeu a receita de torta de bananas no último editorial. Qual o problema de se falar dessa fruta em um país que é o quarto produtor de bananas do mundo. Praticamente tudo o que é produzido é destinado ao mercado interno, sendo exportado apenas 1%, talvez porque em outros países,bananas não são tão apreciadas e abundantes como aqui.
As condições climáticas permitem que a banana seja cultivada de Norte a Sul do país durante o ano todo. Tem banana para todo lado, ela nasce em praças, no terreno baldio no terreno do vizinho e até no quintal de sua casa. Depois de cortadas voltam a brotar formando vários cachos, durante anos. Além de saborosa, é de fácil transporte, fácil de descascar, não estraga com tanta facilidade e pode ser consumida praticamente em qualquer lugar.
Uma outra curiosidade é que elas possuem uma radioatividade muito leve, todavia, grandes carregamentos da fruta em navios podem ser suficientes para disparar detectores ou sensores de radiação em determinadas circunstâncias.
Mas no Brasil existe abundância de outras frutas.Como a melancia uma planta rasteira e anual com folhas triangulares e trilobuladas e flores pequenas e amareladas, gerando um fruto arredondado ou alongado, de polpa vermelha, suculenta e doce, com alto teor de água (cerca de 92%). A casca é verde e lustrosa, apresentando estrias escuras.
O Brasil é assim, rico na sua gastronomia para agradar qualquer tipo de gosto e paladar, até o chuchu que dá pendurado em qualquer cerca, é apreciado. Temos também os chamados frutos do mar, iguarias marinhas apreciadas por um número seleto de pessoas, que a consomem com facilidade adicionando os mais variados temperos.Chega até a causar espanto e uma pontadinha de inveja em outros países que não tiveram o prazer e nem a sorte de ter uma fauna e flora tão rica e diversificada assim.