O cidadão guairense que se dispôs a ouvir a sessão da câmara desta última terça-feira, ficou, no mínimo, estarrecido e sem dormir à noite.
Os vereadores, de volta aos trabalhos, vieram com munições, argumentos e carregados nas cores da pintura de um quadro de nossa cidade. Quase por unanimidade, um a um dos nossos edis foram enumerando os problemas que afligem Guaíra e que muitos de nós sabemos de cor e salteado quais são.
Usando de sua bagagem individual, Dr. Cecílio José Prates, ponderado como sempre, alertou nosso prefeito que se continuar usando quase 80% da arrecadação dos impostos com a folha de pagamento, o final do ano será drástico e sem dinheiro para honrar os compromissos mais relevantes.
Dra. Bia Junqueira sugeriu que nosso prefeito saia de sua redoma, de seu gabinete e faça, como prometeu, as visitas aos bairros, às repartições municipais e que ouça a população.
Assim, um a um dos nossos edis foram apontando as falhas, dando sugestões e lamentando que a situação fique ainda mais caótica ao ponto de chegar ao final do ano e não ter caixa suficiente para honrar com o pagamento dos salários ou mesmo correndo o risco do funcionário se aposentar e o “Fundão” não ter como pagá-lo.
Algumas atitudes, segundo os vereadores, devem ser tomadas já, sem perda de tempo, como por exemplo: uma ampla e eficaz reforma administrativa; corte dos inúmeros cargos de confiança; economia com a aquisição de material didático (que pode ser usado o que vem do Estado e assim não se necessita comprar de terceiros); acabar com as secretarias, que não funcionam, e por aí vai.
O mais interessante é que TODOS os vereadores que usaram o microfone pediram providências ao prefeito.
Nossa expectativa é que Zé Eduardo ouça os nossos representantes legais e, depois do carnaval, quando o Brasil voltar a caminhar, Guaíra esteja preparada para receber as mudanças tão necessárias.