Podemos afiançar, sem medo de errar, que apenas uma pequena parcela da nossa população conhece os trabalhos desenvolvidos dentro da Instituição APAE. Nossa cidade sabe da sua existência, sabe que ela acolhe as pessoas com necessidades especiais, mas não sabem da excelência dos serviços prestados dentro daquelas quatro paredes.
Assim, quando há algum evento, alguma promoção para angariar fundos, a entidade volta a ficar em evidência, mas no dia-a-dia, no cotidiano do seu funcionamento, passa despercebida por todos nós.
O desconhecimento da rotina dos trabalhos desenvolvidos junto com os ”atendidos” pela APAE, muitas vezes gera comentários, gera juízo de valores, gera especulações que vão passando de pessoa para pessoa, principalmente através das redes sociais, que não raras vezes, fogem completamente da realidade. São comentários baseados no ”ouvi dizer”, baseados no ”falaram que”, que formam uma rede totalmente inverídica.
Algumas vezes, neste mesmo espaço do Editorial, já fizemos apelos para que a população conheça o trabalho importantíssimo desenvolvido pelos profissionais que dedicam seu tempo e seus conhecimentos destinados a minimizar o sofrimento das famílias que possuem um dos seus membros com alguma necessidade especial.
Somente quem tem esta precisão conhece o extraordinário atendimento da nossa APAE, que já foi, e ainda é, referência em toda a nossa região. Os mantenedores se fizeram ouvir por ocasião da entrega de presentes a todos e a palavra de ordem em todas as falas foi uma só: gratidão!
Chamou a nossa atenção o seguinte segmento | ”Dizer ‘obrigado’ quando alguma pessoa faz algo por nós ou nos ajuda em alguma dificuldade faz parte de nossa cultura, todos fomos criados para responder automaticamente com essa palavra como forma de educação e respeito. No entanto, ela já está tão enraizada em nossa mente que muitas vezes não paramos para pensar em seu poder e significado. Dizer ‘obrigado’ é demonstrar gratidão. A gratidão é um dos sentimentos mais positivos e engrandecedores que podemos experimentar. Tudo o que fazemos pensando em ajudar o próximo, pela própria lei da natureza, nos é devolvido em dobro. Ninguém perde nada ao ser grato, ninguém se torna mais fraco ou menos valoroso sabendo reconhecer verdadeiramente aquilo que outras pessoas lhe fizeram. Muito pelo contrário, a gratidão apenas nos engrandece. Gratidão é muito mais do que uma palavra, é um sentimento que transforma o mundo”.
Recentemente, o Papai Noel esteve presente naquela entidade! Foi uma Festa de alegria, de descontração e de agradecimento. No final, quem tem mesmo que agradecer somos todos nós, pela oportunidade de sermos, pelo menos no final do ano, úteis àqueles que, dentro da sua inocência, da sua candura, vivem sem pedir absolutamente nada. Somente respeito.