Os vândalos estão de volta!

Editorial
Guaíra, 18 de junho de 2020 - 11h46

Seria inacreditável se não fosse verdade: mal a nossa Praça São Sebastião foi entregue à população totalmente reformada, remodelada, com a fonte luminosa funcionando lindamente, como era o anseio de grande parte da população e vândalos já a depredaram, vandalizaram e novamente ela está fechada para manutenção.

Não raro os munícipes questionavam as autoridades municipais para que a nossa Praça tivesse um olhar mais cuidadoso, porque ali era, e ainda é, um local que guarda grandes recordações, gratas recordações, de todos nós.

Qualquer reunião popular, reunião de manifestação ou mesmo das caminhadas sejam de qualquer natureza, a nossa Praça São Sebastião é sempre o local escolhido para dar o pontapé inicial para tal natureza. Tudo isso sem falar nos palcos montados para grandes eventos, para shows, para o Natal na Praça e até grandes quermesses já aconteceram naquele pedacinho de chão que é considerado o coração da cidade.

Pois bem, depois de estar esquecida, esburacada, necessitando de reparos e manutenção, a Administração Municipal separou parte de recursos financeiros do erário e os canalizou para recuperar a Praça São Sebastião, tão acariciada nas lembranças do guairense.

Não deu nem tempo de todos os munícipes visitarem e conferir de perto toda a modificação da praça e ela já foi alvo dos desocupados, que não conseguem ver a cidade bonita, arrumada e própria para levar as crianças para brincar por ali, andar de bicicleta e apreciar a sua beleza.

Infelizmente essa prática de vandalizar os bens públicos vem acontecendo de tempos em tempos: arrancam placas de homenagens, quebram árvores, espalham lixos, picham, entortam placas de sinalização, colocam fogo nos enfeites natalinos, um grande número de ações que nos entristecem sobremaneira.

O mais incrível é que nunca são pegos. Não se chegam a estas pessoas que têm no caráter este sentimento de destruição. Não temos notícias de alguém que foi responsabilizado por praticar um ato como o caso da nossa praça e que vai demandar mais gastos e mais tempo de recuperação.

Dizem que alguns brasileiros só andam na linha se são fiscalizados, não tiveram a educação, nem  desenvolveram a consciência de  que um bem público é de todos e, portanto, devem ser preservados também por todos.

Se assim for, devemos chegar ao cúmulo de pedir para se colocar  câmeras de seguranças, ou guardasnoturnos  na nossa Praça para que ela possa ser visitada e admirada pelo guairense.


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente