Existem vários políticos que caíram no ostracismo e ou mesmo foram e estão sendo esquecidos pelo seu eleitorado.Com certeza um dos fatores que vem contribuindo para isso, é o distanciamento do indivíduo de suas bases e consequentemente perda do seu maior referencial.
Muitas vezes temos que compreender que as necessidades humanas, vão sendo satisfeitas ao longo da vida. E este tema já foi estudado por grandes pensadores, mas foi a partir de Abraham Maslow e sua famosa pirâmide que o tema se popularizou.
Na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas, como alimentação, abrigo e sexo. Em seguida vêm as necessidades de segurança, como proteção contra ameaças e estabilidade no ambiente. Depois estão as necessidades sociais, como amizade, aceitação e reconhecimento. Por fim, estão as necessidades de auto-realização, como autoconhecimento e criatividade.
Embora ela seja frequentemente utilizada para definir estratégias de marketing dentro e fora das empresas, um dos seus benefícios essenciais é o lembrete de uma verdade, por vezes, despercebida por gestores e vendedores: estamos lidando com pessoas! Pessoas com desejos, urgências e inspirações distintas.
Para gestores públicos que ocupam o mais alto cargo do executivo estar mais próximo daqueles que os elegeram é uma forma eficaz de identificar quais são as necessidades básicas dos cidadãos e propor produtos e serviços que atendam às suas expectativas, em sua respectiva faixa de hierarquia de necessidades.
Esta aproximação nos leva a uma realidade, que muitas vezes desconhecemos, de ver famílias que estão na base da pirâmide verem um simples botijão de gás comprometer até 15% da sua renda.
Uma experiência única para aqueles que sabem aproveitá-la, com sinceridade e seriedade, e assim poder atender às várias faixas de necessidades de maneira mais assertiva, e quem sabe poder promover aqueles que estão na base a um novo patamar.