Podíamos aproveitar!

Editorial
Guaíra, 14 de fevereiro de 2019 - 10h06

Recentemente, fomos agraciados com um selo elevando nossa cidade a ser considerada “Município de Interesse Turístico” – MIT. Com esta classificação, Guaíra poderá receber até  cerca de R$ 600 mil do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) para investir exclusivamente no desenvolvimento do turismo, em programas de melhoria e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos.

Segundo o deputado estadual Itamar Borges, coautor da Lei 1.261/2015, que criou os Municípios de Interesse Turístico, a legislação é inovadora e pioneira no país. “O Estado é o único que possui políticas públicas exclusivas voltadas para o setor, como as Estâncias Turísticas e os MITs. O turismo movimenta a economia, gera emprego e renda e contribui para o desenvolvimento regional”, complementou.

Guaíra é abençoada por possuir três grandes rios: Rio Pardo, Sapucaí e Rio Grande. Nossa vizinha cidade de Miguelópolis soube aproveitar a proximidade do Rio Grande e hoje é conhecida por suas prainhas e pelos inúmeros ranchos existentes nas suas redondezas.

Nós também podemos – por que não? – aproveitar daquilo que a natureza nos reservou, pelo menos explorar o que o cidadão guairense promoveu para alavancar o turismo por aqui.

Temos a “Paixão de Cristo” que pode ser divulgada nas cidades vizinhas e trazer pessoas para apreciar a encenação, já que o espetáculo, a cada ano, se profissionaliza e oferece uma qualidade de realce tanto na apresentação dos “atores”, como nos cenários, na sonoplastia, tudo feito com grande propriedade.

Temos o Carnaval que dispensa comentários! Temos a Romaria até a Capela do Pindoba e ainda temos o ECAL, Encontro Cultural de Artes Livres, que bem divulgados e com o auxílio monetário do MIT podem alavancar o Turismo em Guaíra. Sem falar na beleza de sermos uma cidade plana, onde a bicicleta pode proporcionar passeios, incluindo o nosso Zoológico Municipal e o Parque Maracá.

Basta termos PROJETOS bem feitos, objetivos, que os recursos virão. Estamos com a faca e o queijo nas mãos, só falta a vontade política para comermos esta sobremesa!


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente