No mundo do Facebook é sempre a mesma coisa: se você vê algo que bate com o que você pensa, vira verdade incontestável, mesmo que a evidência seja baixíssima. Compartilha-se na hora. E vão passando para todos do seu grupo. Virou verdade absoluta. Mas, se vê algo que confronta suas ideias, considera fake, mesmo sendo uma forte evidência. Aí se enxovalha com críticas, comentários maldosos, e aquela pitadinha de inveja que os incompetentes sempre apresentam.
Um exemplo lá do Rio de Janeiro: veja esse caso sobre a intervenção no Rio. A mesma “especialista” que foi repostada milhares de vezes em todas as redes sociais que condenou a intervenção militar no Rio, apoiou a intervenção na Bahia. A diferença? Uma foi proposta por Temer, a outra por Dilma.
Por aqui, pela terrinha, as “novelas” compartilhadas no Facebook vão se sucedendo: a bola da vez é a situação financeira da Nossa Santa Casa! Mas, já foi o Carnaval, as Licitações para o transporte universitário, as licitações para prestação de serviço, a mudança do plano de Saúde dos funcionários, a Educação, o Esporte, a Cultura, a fala do prefeito que agora está usando também as redes sociais para chegar mais perto do cidadão e até mesmo a Festa do Peão, que nada tem de dinheiro público em sua organização.
O pior mesmo são aquelas pessoas que compartilham, no Facebook, no caso da Santa Casa, sem conhecimento de causa. Só mesmo para participar! É a crítica pela crítica!
Enquanto a opinião mudar de acordo com seu protagonista ao invés das medidas de fato, teremos apenas a hipocrisia.
Mudar de opinião de acordo com novas evidências não é sinal de fraqueza. Pelo contrário! Seria tão mais fácil se estas pessoas usassem o cérebro aliado ao bom senso! Acreditem, são duas máquinas poderosas.