Sem plantão policial?

Editorial
Guaíra, 12 de março de 2020 - 11h06

No afã de “empurrar” as responsabilidades referentes à Segurança Pública para os municípios, o governo do Estado de São Paulo extinguiu os chamados Plantões das delegacias de dezenas de cidades. Agora, Guaíra entra na lista.

Diante desta notícia, poderíamos até pensar que ficaríamos sem a cobertura da Segurança Pública quando ocorresse algum delito de maior gravidade.

Esta mesma determinação aconteceu também em municípios vizinhos, mas por lá, o Ministério Público fez sua representatividade junto à justiça para que não extinguissem este serviço e, até agora, estão amparados por esta determinação.

Por aqui também poderia acontecer o interesse do MP em interceder neste sentido. Mas, enquanto isso não acontece, o prefeito Zé Eduardo reuniu as autoridades da nossa segurança para que a “população  tivesse  o menor impacto possível” – palavras do prefeito. Assim, ficou acordado que a Guarda Civil Municipal passe a atuar como plantão noturno para elaboração de boletins de ocorrências dos casos de menor gravidade.

Embora essas ocorrências possam ser feitas de forma eletrônica, através do site da Secretaria de Segurança, muitas pessoas têm dificuldades em relatar os fatos ou não têm acesso a internet para fazer o registro. Assim, a Guarda Civil já está realizando este atendimento desde o último domingo, dia 1º, em sua sede na Rua 16 entre as avenidas 9 e 11. Esse atendimento será feito das 18hrs às 6 da manhã e em regime de 24 horas aos finais de semana e feriados.

A priori poderíamos pensar que estaríamos em uma situação de risco sem o plantão noturno, mas não é bem assim: “Sem o plantão noturno, todos os agentes, investigadores e escrivães poderão se dedicar a elucidação de crimes ocorridos bem como na conclusão de inquéritos policiais”, comentaram as autoridades do setor.

Há ainda a possibilidade da “Atividade Delegada” organizada pelo prefeito, que prevê o pagamento a policiais militares para que trabalhem em seus dias de folga da corporação.

Não ficaremos sem segurança!


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente