Faltando pouco mais de três meses para a eleição mais importante do nosso país, o cenário político mostra-se muito incerto.
Até agora apenas cinco candidatos estão confirmados através das convenções de seus partidos: Ciro Gomes – PDT; Guilherme Boulos – PSOL; Jair Bolsonaro – PSL; Paulo Rabelo de Castro – PSC; e Vera Lúcia – PSTU. As convenções têm de ser realizadas até 5 de agosto e o prazo para pedir o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral encerra-se em 15 de agosto.
Assim, este próximo final de semana deverá ser movimentado de grande mobilização para aqueles que já estão em campanha, mas que ainda não sacramentaram seus nomes nas convenções.
Paralelamente a isso, o Presidente do TSE, Ministro Luiz Fux, firmou um acordo com os partidos com a intenção de “se comprometerem a manter um ambiente de higidez informacional de sorte a reprovar qualquer prática ou expediente referente a utilização de conteúdo falso no próximo pleito”.
Assim, dos grandes partidos, somente o PT ainda não assinou o documento elaborado pelo TSE, que propõe a não proliferação de notícias falsas para as eleições de 2018. Outras siglas menores também ainda não aderiram ao documento indicado por Fux.
Segundo o PT, ele “é o partido que mais se empenha em combater as notícias falsas porque desde a sua fundação é alvo de mentiras na imprensa e de forma sistemática no submundo das redes sociais.”
Na verdade, estas eleições estão cada vez mais duvidosas!