O mês de Novembro foi muito propício para as mulheres de uma maneira geral. A vereadora Maria Adriana apresentou dois Projetos de Lei aos seus pares com a intenção de dar uma maior proteção tanto às crianças e adolescentes como às mulheres.
Estas indicações não passaram despercebidas pela sociedade. Uma delas pretende instituir a “Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, que já era lembrada por ocasião do aniversário de nossa cidade – 18 de Maio – mas, que agora passa a ser uma programação de uma semana inteira.
O outro projeto de lei pretende instituir em novembro o “Mês de Combate à Violência contra a Mulher!”
Guaíra não está a salvo dos casos escabrosos que vemos, todos os dias, através dos jornais televisivos. O mais intrigante é que a maioria dos casos de abusos sexuais contra crianças acontece dentro do próprio lar, com pessoas do relacionamento afetivo da criança. São padrastos, tios, primos e vizinhos próximos que conhecem as crianças e que têm a confiança delas. Estes abusadores contam com o silêncio e com a ameaça que fazem á sua vítima, impondo o terror e traumatizando a criança, quando não as assassinam para não serem descobertos.
Já no caso das mulheres, a Lei Maria da Penha já foi um grande passo em defesa da mulher, mas não têm 100% de segurança porque o homem quando quer machucar e assassinar, ele o faz mesmo tendo medida restritivas. O agressor conta com a morosidade e até com a impunidade em certos casos de violência contra mulher.
Estes Projetos são bem vindos para lançar um alerta, para romper as barreiras impostas pela vergonha e pelo medo.