Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, a rede municipal de Educação infantil e Ensino Fundamental I está aplicando aulas online para os alunos que têm acesso à internet/aparelhos e atividades escolares que são retiradas nas escolas para quem não acessa a web.
Nesse contexto, a diretoria da pasta realizou levantamento com 2,2 mil pais dos alunos matriculados. Os dados obtidos confirmam que o ensino a distância hoje realizado pelo município tem alcançado os objetivos propostos: 86% dos entrevistados acham importantes as atividades online, e que a grande maioria dos alunos (92,2% ) utiliza o telefone celular e tablet para a realização das atividades. Destes, 90,7% realizam as atividades propostas.
O levantamento também mostrou que 78,8% dos pais consideram que a quantidade diária de atividades é suficiente para o aprendizado das crianças e adolescentes atendidos pela rede. A pesquisa ainda aponta que 37,6% dos alunos dedicam 1h para a realização das atividades e 32,5% de 1 a 2 horas para a conclusão das tarefas.
No quesito “volta às aulas presenciais”, 90,3% os pais entrevistados responderam que não se sentem seguros para a retomadas das aulas este ano . Nesse sentido, com a classificação de Guaíra na Fase Amarela pelo Governo do Estado de São Paulo; para retomar atividades presenciais, as escolas precisam estar, pelo menos, há 28 dias nesta fase. Em Guaíra, o período de 28 dias na Fase Amarela, caso não haja retrocesso, se dará em 7 de outubro. Mesmo que os 28 dias contínuos de Fase Amarela sejam confirmados na cidade, o Governo Guairense informou que vai avaliar a curva de contágio da COVID -19 na época antes de decidir pela retomada ou não das aulas.