


As obras em questão se tratam da construção de 8 novas salas de aula, quatro em cada unidade, possibilitando, assim, dobrar a capacidade de atendimento para alunos em tempo integral.
Atualmente, a rede municipal tem oferta 25% vagas para os estudantes matriculados, e com este importante investimento em educação pública, a capacidade de atendimento será dobrada e passará a ter vagas 50% dos estudantes, já em 2024. Em termos pedagógicos representa um significativo avanço no ensino fundamental, uma vez que aumenta o número de horas que os estudantes ficam na escola, o que cria oportunidade para que sejam aplicadas aulas de reforço e atividades extracurriculares auxiliares no processo de ensino aprendizagem.
Vale ressaltar que o ensino integral em Guaíra é facultativo, ou seja, cabe aos pais ou responsáveis a decisão de manter as crianças na escola durante todo o dia, com atividades afetas à grade curricular e complementares, no contraturno. “Essa modalidade de ensino tem como objetivo fornecer uma educação mais completa e diversificada, agregando no desenvolvimento integral dos alunos. Por outro lado, os pais ou responsáveis que trabalham, têm a tranquilidade em saber que as crianças estão sendo bem cuidadas, num espaço seguro e com incremento no ensino”, afirma a diretora municipal de Educação, Maria Angélica Rebello Silva.
“Essa iniciativa de nossa Administração evidencia o compromisso com a Educação de qualidade e busca oferecer aos alunos a oportunidade de uma formação mais completa. A ampliação da oferta de vagas no ensino integral representa um avanço significativo para a cidade. Recurso para Educação é investimento no futuro, que se reverte em desenvolvimento humano e consequentemente econômico”, pondera o Prefeito Junão.


