Eleitor sem biometria não será impedido de votar em 2022

O Cadastro biométrico continua suspenso em todo o país. Medida foi tomada pela Justiça Eleitoral como forma de prevenir a disseminação da Covid-19

Cidade
Guaíra, 28 de janeiro de 2022 - 09h16

Mais uma afirmação falsa envolvendo o processo eleitoral brasileiro vem ganhando força nas redes sociais. Desta vez, o boato diz respeito ao cadastramento biométrico, procedimento de coleta das digitais do eleitorado pela Justiça Eleitoral, utilizado para identificar eleitoras e eleitores no dia do pleito.

O texto afirma que quem não tiver feito a biometria não poderá votar nas Eleições Gerais de 2022, marcadas para os dias 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (se houver segundo turno).

Segundo o cartório eleitoral de Guaíra a informação que é obrigatório o cadastramento biométrico para a votação nas Eleições 2022 é falsa! Isso porque a coleta de dados biométricos de eleitoras e eleitores continua suspensa em todo o Brasil devido à pandemia de Covid-19, o que foi determinado pelo TSE por meio da Resolução n. 23.667/2021.

Regularização do título de eleitor até 4 de maio

Aqueles que não cadastraram a biometria obrigatória durante a revisão do eleitorado, cujo prazo final foi 19/12/2019 no município de Guaíra/SP, deverão regularizar os seus títulos, que estão cancelados, para se tornarem aptos a votar nas próximas eleições. O requerimento poderá ser feito pelo site do TRE-SP, www.tre-sp.jus.br, por meio da plataforma Título-Net até o dia 04 de maio deste ano. Esse prazo também vale para requerimentos de alistamento eleitoral e transferência de domicílio eleitoral, uma vez que o cadastro eleitoral fecha 150 dias antes das eleições. Ainda não se sabe como será a identificação dos eleitores que já cadastraram a biometria, o que será regulamentado mais à frente.

Identificação biométrica no dia da eleição

 Em atendimento ao Plano de Segurança Sanitária elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, não houve identificação biométrica do eleitorado nas Eleições Municipais de 2020.

Entretanto, o uso da biometria (para quem havia feito o cadastro antes da pandemia) nas Eleições Gerais de 2022 ainda é objeto de estudos pela Justiça Eleitoral e depende da evolução da crise sanitária provocada pela doença no país. Não há, até o momento, nenhuma definição quanto ao protocolo sanitário a ser seguido durante as Eleições 2022.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente