No dia 10 de novembro de 2021,a Presidente Municipal do Podemos de Guaira e Coordenadora Regional Eliana Claudia Alves (Eliana da Maracá), esteve presente no evento que marcou a filiação de Sergio Moro no partido Podemos com vista às eleições de 2022 .
Sérgio Moro filiou-se ao Podemos. Seu ato de filiação deu-se em uma breve cerimônia realizada em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Estiveram presentes no Evento várias lideranças Políticas dentre elas; Deputados; Senadores; Autoridades em geral; entre outros. Destaque para o Senador Álvaro Dias que fez uma breve apresentação dos problemas enfrentados pelo Brasil e a Deputada Federal e Presidente Nacional do Podemos Renata Abreu; que também discursou; demonstrando seu entusiasmo com a filiação de Moro e a importância da construção de uma candidatura sólida para ocupar o espaço da chamada terceira via!
Sérgio Moro fez um forte discurso.Para quem esperava uma fala tão somente focada na defesa de seu legado, Moro surpreendeu com um amplo espectro de preocupações e ideias para o país! Foi assertivo ao dizer que não poderia pensar apenas na questão da corrupção; pois muito embora seja um dos grandes problemas do Brasil; o pior é a miséria e a fome. Diante disso Moro invocou a necessidade de uma força tarefa para erradicar a fome e a miséria do país! Além disso Moro saiu em defesa da Democracia . Foi enfático em dizer que não é mais possível que a atividade jornalística sofra ameaças e agressões; que a imprensa deve ter liberdade para fazer seu trabalho.
Essas foram apenas algumas de suas colocações e partes do discurso.Disse também que jamais será agressivo em seu discurso e que ser forte e vigoroso não abre espaço para ser violento.
O ex-juiz federal, protagonizou a maior operação de combate à corrupção já realizada no país, defendeu também sua experiência como gestor na sua passagem pelo Ministério da Justiça. Contudo deixou claro que saiu do Governo quando percebeu que este não queria realmente cumprir com seus objetivos. Foi enfático em dizer que jamais trairia seus ideais e suas convicções por qualquer Governo e que quando percebeu que as coisas não estavam caminhando como deveriam; teve que deixar seu cargo de Ministro! Moro foi duro ao dizer que o Brasil não tolera mais mensalões, petrolões, rachadinhas e orçamentos secretos. Disse claramente que a coisa pública não deve servir aos interesses individuais de ninguém; e que o Brasil precisa é de justiça social e econômica; onde as pessoas possam ter empregos e os políticos não gozem mais de privilégios!
Moro colocou-se a serviço do país. E foi por isso que abraçou sua filiação ao Podemos e enveredou -se na vida política. Sérgio Moro ainda não definiu se será candidato à presidência da República ou ao Senado Federal; mas diante de seu discurso e de todo o apoio que recebeu, dificilmente não será o candidato que pode finalmente dar corpo e alma a tal terceira via.