O Vice-Governador Rodrigo Garcia anunciou na sexta-feira (9) a volta das atividades nas escolas estaduais a partir de segunda-feira (12) e início das aulas presenciais na quarta-feira (14). A retomada ocorrerá de forma gradual e facultativa, com limite máximo de 35% dos alunos por dia em cada unidade e respeito a todos os demais regramentos de segurança sanitária previstos no Plano São Paulo.
No decreto municipal da prefeitura de Guaíra, publicado no Diário Oficial Eletrônico do município também na sexta (09), as aulas da rede pública municipal de ensino continuam online, sendo as atividades dos professores e educadores executadas em caráter precário e não definitivo, fora das dependências físicas das unidades, na modalidade de teletrabalho (home office), devendo retomar às atividades presenciais somente a partir do dia 26 de abril de 2021, seguindo os protocolos de higiene e segurança.
Quanto à retomada das aulas e atividades escolares das instituições privadas de ensino, técnicos e profissionalizantes podem seguir as deliberações do Conselho Estadual de Educação e as orientações de seus respectivos supervisores de ensino, devendo informar aos seus alunos sobre suas decisões.
Protocolos
Para retornar às aulas municipais, as unidades serão obrigadas: a aferir a temperatura antes de ingressar no local; higienização frequente das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel; obrigatoriedade de uso de máscara durante todo o período de permanência no espaço escolar; horários de entrada, saída e recreios devem ser organizados para evitar aglomeração; distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas dentro da unidade escolar; a ventilação adequada de todos os espaços escolares deve ser assegurada e portas e janelas mantidas abertas; higienização constante dos espaços utilizados por alunos e equipes escolares; restrição a interações que envolvam contato físico. Pessoas com sintomas de COVID-19 não devem comparecer às unidades escolares sob nenhuma circunstância.
Rede estadual
Para as escolas da rede estadual, a retomada das aulas ocorre a partir de quarta-feira (14). As unidades escolares devem aproveitar a segunda (12) e terça-feira (13) para organizarem o calendário escolar e comunicar e orientar as famílias sobre o retorno das atividades.
Segue válida a recomendação para que as escolas priorizem os alunos mais vulneráveis para as atividades presenciais. O Governo de SP definiu como critérios para formar o grupo de mais vulneráveis os alunos que têm necessidade de se alimentar na escola; os que possuem dificuldades de acesso à tecnologia e aqueles com a saúde mental em risco ou severa defasagem de aprendizagem.
A frequência presencial não é obrigatória e o ensino remoto será mantido, com aulas transmitidas diariamente pelo Centro de Mídias da Secretaria de Educação do Estado, aplicativo com dados patrocinados ou pela TV Educação e TV Univesp.