Na semana em que a Câmara Municipal aprovou, em primeira votação, o projeto de lei sobre o Plano de Carreira do Magistério, aconteceu também uma reunião entre vereadores e diretoria de Educação, Cultura e Esportes, para maiores esclarecimentos referentes às atividades educacionais do segundo semestre.
O encontro, que ocorreu na tarde de 5 de agosto, contou com a presença dos vereadores José Pugliesi de Oliveira Neto, Anderson Lima e Renan Lelis Lopes, do advogado da Câmara, Dr. Heber Gomes de Assis, da diretora de Educação Eloisa Roza Leandro, Celio Aparecido Borges, que é chefe do Departamento de Planejamento e Administração e quatro estudantes universitários.
Os alunos puderam tirar dúvidas sobre o auxílio transporte que é fornecido aos alunos matriculados em instituições da região. Houve questionamento sobre a possibilidade de reajuste do valor, o que foi descartado neste ano, devido às medidas restritivas de aumento de gastos públicos durante a pandemia. Além disso, eles manifestaram-se sobre a dificuldade de contratação de empresas interessadas em realizar o transporte.
Os vereadores aproveitaram para fazer alguns questionamentos sobre as atividades da Educação municipal durante o segundo semestre e sobre a possibilidade de uma nova distribuição de cesta básica para as famílias dos alunos. Foi informado que as aulas deverão retornar, de forma presencial, no dia 16 de agosto e que está descartada a possibilidade de entrega de um novo kit alimentação para os alunos, uma vez que a merenda das escolas estaduais prosseguiu no período e as aulas da rede municipal serão retomadas.
Devido a pandemia, houve uma diminuição de gastos na pasta da Educação, com merenda escolar, energia elétrica, horas extras e até mesmo com a concessão do auxílio transporte universitário, mesmo não sendo um recurso da área educacional. Os edis indagaram sobre os investimentos que estão sendo realizados com esta sobra de recurso e sugeriram que poderiam ser aplicados em melhorias na estrutura das escolas.
Outro assunto abordado foi em relação à entrega de material escolar para os alunos, a solução sobre o problema detectado no brasão fixado em tênis do uniforme escolar e medidas preventivas da COVID-19 nas escolas durante o retorno às aulas. Eloisa Roza Leandro disse que a situação do brasão foi resolvida e que as escolas estão sendo preparadas com todas as medidas de orientação e prevenção contra a disseminação da doença. A diretora ainda informou que os materiais escolares de uso pedagógico que estão faltando, como o livro de inglês, estão em processo de compra e logo deverão ser entregues aos alunos.
José Pugliesi de Oliveira Neto, Renan Lelis Lopes e Anderson Lima avaliaram como positiva a reunião. Segundo eles, além de obterem informações sobre como a área irá desenvolver suas atividades neste segundo semestre, puderam também oferecer aos estudantes universitários uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o auxílio transporte oferecido pela prefeitura municipal.