
O decreto seria provisório pois segundo tratativas com a empresa Econew na época, depois de findadas as eleições o prefeito apresentaria um projeto de doação com retroação, nos mesmos moldes da Tomilho e da Faculdade. Infelizmente não foi possível devido às circunstâncias ocorridas na cidade após o período eleitoral. Em janeiro de 2021, então prefeito interino, colaborou muito para que a empresa se fixasse no município, mas devido ao contexto de uma nova eleição, decidiu que não seria conveniente apresentar o projeto à câmara às vésperas do novo pleito.
Nesse ínterim a empresa Econew, já havia investido cerca de 200 mil reais, principalmente na contratação de uma empresa de segurança privada, iniciou as reformas do prédio da administração, energia elétrica e recuperação do poço artesiano e um local para abrigar um caseiro em tempo integral.
Recentemente a Econew recebeu as licenças para trabalhar, e já começou a receber embalagens passíveis de reciclagem, onde algumas num primeiro momento devem ser beneficiadas na sua matriz e indústria piloto de Montividiu Goiás, onde conta com uma tecnologia de limpeza inédita de limpeza de polímeros, que transformam o polímero em material premium, com um alto grau de pureza.
Segundo Demétrius um dos diretores da empresa, “a importância da ECONEW para a cidade de Guaíra é justamente pelo comum interesse entre as partes, pois a ECONEW é uma empresa que sempre faz questão de equilibrar o tripé Ambiental, Social e Econômico.
Quando há o equilíbrio desse tripé, a comunidade, o estado e nossa empresa saem vencedores de uma das maiores dificuldades encontradas hoje por todas as cidades, que é o Meio Ambiente degradado pelo descarte descontrolado dos resíduos” .


Segundo ainda os proprietários da Econew, com o apoio que vem recebendo da atual administração, o objetivo da empresa é aportar um grande investimento no local, transformá-lo em centro de distribuição dos seus produtos, e seguir para que o beneficiamento de todo material seja feito aqui também, que além da geração de emprego, apoio a educação ambiental e coleta seletiva, traga renda para o município. A prefeitura está preparando um projeto de doação que deverá ser apreciado pelos vereadores, com metas a serem cumpridas em dez anos, para que a área seja definitivamente doada, trazendo segurança jurídica para que a empresa possa investir no município.

