


A ação contou com um cenário previamente preparado, composto por um automóvel Kombi, para atrair a atenção do público infanto-juvenil. Dentro do automóvel, havia vários livros de todos os gêneros literários. Uma tenda decorada com tapete verde, pufes coloridos, cestos de palha e bonecos foi preparada para recepcionar as crianças e adolescentes.

A contação foi iniciada em terceira pessoa pelo fantoche da macaquinha protagonista, para chamar a atenção das crianças. A Oficina estimulou as habilidades de observação, de expressão oral e de escuta, e contribuiu para democratizar o acesso à leitura para a comunidade.
O encontro foi finalizado com brincadeiras cantadas. A autora Angélica Garcia declamou o poema Avó do autor Olavo Bilac e apresentou a mascotinha Leth.
Residência Inclusiva

O público da contação foi convidado a interagir e participar da ação pela contadora que cantou e bateu palmas. Ao final da contação, todos puderam pegar objetos como concha, bola e ovo; itens constantes da história, o que possibilitou aos participantes experienciar aquilo que estava sendo contado. Isso proporcionou momentos lúdicos e de interação entre os participantes, estimulando o interesse, ampliando o vocabulário e incentivando o desenvolvimento de várias habilidades. A sessão teve ainda o envolvimento de todos com as brincadeiras cantadas.
A responsável pela Biblioteca, Laura Alves, apresentou todo o espaço para os visitantes. A iniciativa busca aproximar a comunidade dos livros. Antes o evento foi encerrado com a dinâmica Criando Memórias: cada participante produziu um desenho representando sua vivência durante a Oficina e a sua relação com a história que foi contada.



