Técnicos e produtores rurais puderam se atualizar sobre tecnologias e aumento de produtividade no milharal
No último dia 26 de maio, mais de 350 pessoas compareceram ao 14º Encontro Técnico de Milho Safrinha, na Fazenda Matinha – de propriedade de Francisco Muraishi – localizada na Rodovia SP 425, km 63.
Os produtores rurais puderam visualizar o desempenho de diversas cultivares no campo, receber informações e tirar dúvidas com especialistas sobre os aspectos da cadeia produtiva do milho.
O evento, realizado pelo Sindicato Rural de Guaíra, com o apoio do Sistema FAESP/SENAR, Prefeitura e CATI, exibiu os resultados das variedades de 15 empresas: Pioneer, Dow AgroSciences, Sementes Agroceres, Morgan, Coodetec, Mosaic, Grão de Ouro, LG, Fertec, Agroeste, Jmen Sementes, Dekalb, Embrafos, Syngenta e Yara.
“Gostaríamos de parabenizar as firmas participantes pelo trabalho realizado em seus estandes, proporcionando conhecimento a todos os visitantes deste dia de campo. Foi uma grande vitrine onde cada empresa teve 10 minutos para expor suas novidades”, destaca Renato Massaro Sobrinho.
“Como engenheiro agrônomo e coordenador deste evento, costumo dizer que não existe material melhor ou pior, mas sim o mais adaptado para a nossa região. O encontro cumpriu essa função e essas informações, com certeza, fazem muita diferença aos agricultores”, completa.
Durante o evento, o presidente do sindicato rural, Francisco Muraishi elogiou as apresentações das tecnologias. “Foram centenas de produtores, de todos os tamanhos, que conheceram diversos produtos para eles”, conta, lembrando ainda da competição de produtividade travada entre as empresas “onde quem sempre sai ganhando é o nosso agricultor”.
O prefeito José Eduardo Coscrato Lelis enumerou ainda os resultados alcançados com iniciativas como o Encontro Técnico: a produtividade dobrou. “O Norte paulista tem esse potencial econômico do milho safrinha. Quando começamos com o Encontro, colhia-se 50 sacas por hectare, hoje a colheita é de 100 sacas por hectare”, comemora.