
Com esse intuito, de poder auxiliar o pequeno e médio produtor rural, os vereadores Francisco Murashi e André Luiz Gregório apresentaram a indicação número 162/2021, na qual solicitam do Poder Executivo a aquisição de uma estação meteorológica a ser destinada à Secretaria Municipal de Agricultura.
Os dois parlamentares que possuem grande ligação com o agronegócio local, informaram que tal equipamento seria de grande valia para ajudar nas atividades das propriedades rurais do município.
Segundo eles, tais produtores não possuem condições para pagar por serviços meteorológicos com alto custo, ficando sem recursos em casos extremos, como comprovação de sinistros que ocorrem em suas lavouras. Além disso, Francisco acrescenta que a compra não oneraria tanto os cofres públicos. “A aquisição do equipamento irá beneficiar o agronegócio local, que é uma das principais engrenagens da economia do município”, disseram os vereadores.
A indicação já foi encaminhada para apreciação do prefeito em exercício, Edvaldo Morais.
Como funciona uma estação meteorológica?
A finalidade principal de uma estação meteorológica é realizar a coleta e a medição de dados climáticos. Com a utilização de instrumentos adequados é possível realizar uma análise que resultará em um monitoramento de variáveis climáticas.
A utilização das informações das estações meteorológicas são destinadas a várias finalidades e, seu uso, se torna essencial para o sucesso e desempenho de atividades que dependem desses dados. Dentre elas: na agricultura, para o produtor analisar e acompanhar os dados climáticos possibilitará o planejamento das épocas de plantio e da colheita e produtividade, de forma que períodos de maior chuva ou de extremo calor não possam prejudicar a atividade; e ainda para a saúde da população, já que com os índices de umidade do ar, pode-se orientar os cidadãos a se cuidarem melhor.

